Pentatlo moderno
Buenos Aires 2018
Após temporada intensa, pentatleta brasileira aposta em bom desempenho nos Jogos Olímpicos da Juventude
A atual quarta colocada no ranking nacional de pentatlo moderno, Iêda Guimarães, chega aos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, após uma temporada intensa de treinos e competições. Somente no primeiro semestre de 2018, a atleta de 17 anos disputou quatro competições internacionais em três países diferentes. Conquistou duas medalhas, de bronze na disputa individual e de ouro no revezamento misto, nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, realizados na Bolívia, entre maio e junho.
"Ter a oportunidade de participar de competições internacionais, principalmente de categorias acima da minha, acrescentou muito para o meu crescimento como atleta. Tive a experiência de competir com as melhores do mundo no meu esporte, podendo me espelhar nelas para fazer minha melhor prova", destaca a carioca que também participou em março da Copa do Mundo, no Egito, e da Copa do Mundo e do Troféu Internacional Jovem, em Portugal, em abril e maio, respectivamente.
Na reta final de treino, em julho, Iêda passou uma semana em treinamento na cidade de Amposta, na Espanha, com o técnico francês de esgrima Daniel Levavasseur. "Intensificamos meus treinos e corrigimos alguns erros para chegar na prova com minha melhor performance", conta a atleta que durante esse período manteve uma rotina de mais de 10 horas de treinamento por dia.
Em Buenos Aires, a competição individual será realizada nos dias 12 e 13 de outubro, no Parque Olímpico da Juventude, com a participação de 24 atletas. O programa da modalidade no torneio é o tetratlo moderno, uma das categorias de base do pentatlo, com as provas de esgrima, natação e corrida a laser (atletismo e tiro).
As rodadas de classificação de esgrima serão realizadas no dia 12. Os testes de natação (200m livre), a rodada extra de esgrima e o evento combinado são no dia 13. Diferente dos Jogos Olímpicos, não haverá a prova de hipismo.
Além da disputa individual, a brasileira também participará do revezamento de equipes mistas internacionais no dia 16. Serão 24 equipes formadas por um atleta masculino e uma atleta feminina das competições individuais. Eles realizarão todas as provas, mas com metade das distâncias das competições individuais.
Para o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno que acompanha a pentatleta na capital argentina, Fábio Corrêa, trata-se de uma oportunidade para reforçar "espírito de união entre os países".
Iêda, que será a única representante do Brasil na modalidade, garantiu vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude com a conquista da marca de melhor pentatleta sul-americana no Campeonato Pan-Americano, disputado em agosto de 2017, no México. Na classificação geral, a brasileira ficou em 6º lugar, com 733 pontos. Ela é patrocinada pelo Programa Bolsa Atleta, na categoria Nacional. Também contou com apoio da iniciativa nos anos de 2014 e 2016.
O pentatlo moderno está presente nos Jogos Olímpicos da Juventude desde a primeira edição, em Cingapura 2010. Essa é segunda vez que o Brasil terá representantes na competição. Na primeira edição, o país foi representado por William Muinhos, hoje com 24 anos e atual líder do ranking nacional masculino, e Mariana Laporte, presidente da Comissão de Atletas do Pentatlo Moderno.
Embaixadora
A brasileira Yane Marques, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Londres 2012, será uma das embaixadoras da modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude. A pernambucana dividirá a função com o guatemalteco Charles Fernandez, campeão Mundial Júnior de 2016, e com a australiana, Chloe Esposito, campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.
Yane participará de mesas redondas e irá contar sua história para os pentatletas e seus técnicos, respondendo a questionamentos da organização do evento, além de acompanhar as provas e estimular os competidores nas disputas.
Galeria de fotos (imagens disponíveis em alta resolução. Uso editorial gratuito)
Cynthia Ribeiro, de Buenos na Argentina - rededoesporte.gov.br