Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após temporada intensa, pentatleta brasileira aposta em bom desempenho nos Jogos Olímpicos da Juventude

Pentatlo moderno

11/10/2018 10h11

Buenos Aires 2018

Após temporada intensa, pentatleta brasileira aposta em bom desempenho nos Jogos Olímpicos da Juventude

Iêda Guimarães, de 17 anos, representa o Brasil no megaevento. A medalhista olímpica Yane Marques é uma das embaixadoras da modalidade

A atual quarta colocada no ranking nacional de pentatlo moderno, Iêda Guimarães, chega aos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, após uma temporada intensa de treinos e competições. Somente no primeiro semestre de 2018, a atleta de 17 anos disputou quatro competições internacionais em três países diferentes. Conquistou duas medalhas, de bronze na disputa individual e de ouro no revezamento misto, nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, realizados na Bolívia, entre maio e junho.

Iêda participará da disputa individual e em equipes mistas em Buenos Aires. Foto: João Peres/ Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno

"Ter a oportunidade de participar de competições internacionais, principalmente de categorias acima da minha, acrescentou muito para o meu crescimento como atleta. Tive a experiência de competir com as melhores do mundo no meu esporte, podendo me espelhar nelas para fazer minha melhor prova", destaca a carioca que também participou em março da Copa do Mundo, no Egito, e da Copa do Mundo e do Troféu Internacional Jovem, em Portugal, em abril e maio, respectivamente.

» Confira todas as notícias publicadas na rededoesporte.gov.br sobre os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018

Na reta final de treino, em julho, Iêda passou uma semana em treinamento na cidade de Amposta, na Espanha, com o técnico francês de esgrima Daniel Levavasseur. "Intensificamos meus treinos e corrigimos alguns erros para chegar na prova com minha melhor performance", conta a atleta que durante esse período manteve uma rotina de mais de 10 horas de treinamento por dia.

Em Buenos Aires, a competição individual será realizada nos dias 12 e 13 de outubro, no Parque Olímpico da Juventude, com a participação de 24 atletas. O programa da modalidade no torneio é o tetratlo moderno, uma das categorias de base do pentatlo, com as provas de esgrima, natação e corrida a laser (atletismo e tiro).

As rodadas de classificação de esgrima serão realizadas no dia 12. Os testes de natação (200m livre), a rodada extra de esgrima e o evento combinado são no dia 13. Diferente dos Jogos Olímpicos, não haverá a prova de hipismo.

Além da disputa individual, a brasileira também participará do revezamento de equipes mistas internacionais no dia 16. Serão 24 equipes formadas por um atleta masculino e uma atleta feminina das competições individuais. Eles realizarão todas as provas, mas com metade das distâncias das competições individuais.

Para o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno que acompanha a pentatleta na capital argentina, Fábio Corrêa, trata-se de uma oportunidade para reforçar "espírito de união entre os países".

Iêda, que será a única representante do Brasil na modalidade, garantiu vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude com a conquista da marca de melhor pentatleta sul-americana no Campeonato Pan-Americano, disputado em agosto de 2017, no México. Na classificação geral, a brasileira ficou em 6º lugar, com 733 pontos. Ela é patrocinada pelo Programa Bolsa Atleta, na categoria Nacional. Também contou com apoio da iniciativa nos anos de 2014 e 2016.

O pentatlo moderno está presente nos Jogos Olímpicos da Juventude desde a primeira edição, em Cingapura 2010. Essa é segunda vez que o Brasil terá representantes na competição. Na primeira edição, o país foi representado por William Muinhos, hoje com 24 anos e atual líder do ranking nacional masculino, e Mariana Laporte, presidente da Comissão de Atletas do Pentatlo Moderno.

Embaixadora

A brasileira Yane Marques, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Londres 2012, será uma das embaixadoras da modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude. A pernambucana dividirá a função com o guatemalteco Charles Fernandez, campeão Mundial Júnior de 2016, e com a australiana, Chloe Esposito, campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.

Yane participará de mesas redondas e irá contar sua história para os pentatletas e seus técnicos, respondendo a questionamentos da organização do evento, além de acompanhar as provas e estimular os competidores nas disputas.

Galeria de fotos (imagens disponíveis em alta resolução. Uso editorial gratuito)

Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018

Cynthia Ribeiro, de Buenos na Argentina - rededoesporte.gov.br