Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após cinco dias, Brasil segue isolado à frente dos Jogos Sul-Americanos

Atletismo

06/10/2022 16h53

Assunção 2022

Após cinco dias, Brasil segue isolado à frente dos Jogos Sul-Americanos

O país ostenta 133 conquistas, com 56 ouros, 44 prata se 33 bronzes

O quinto dia de Jogos Sul-americanos Assunção 2022 e o primeiro de disputas no Pavilhão de Ginástica do Parque de Esportes foi de mais brilho da equipe brasileira. O país continua isolado na liderança do quadro de medalhas, com 133 conquistas, 25 a mais que a vice, Colômbia. Os brasileiros já somam 56 medalhas de ouro, 44 de prata e 33 de bronze.

Oito medalhas de ouro e duas de prata: a nadadora Giovana Diamante é o principal nome da delegação brasileira em Assunção até agora. Foto: Wander Roberto/ COB

Os atletas da ginástica garantiram três medalhas para o Brasil, com o ouro por equipes, outro ouro de Caio Souza e a prata de Lucas Bittencourt, ambas no individual geral, utilizando os mesmos aparelhos que serão usados no Mundial de Liverpool. Além de Caio e Lucas, Diogo Soares, Arthur Nory e Francisco Barretto integraram o time verde e amarelo.

“Esse ajuste final na mesma aparelhagem do Mundial é importante porque nos dá uma oportunidade magnífica de preparação. Falta pouco para o Mundial e estamos treinando pesado. Agora é fazer os ajustes finais dentro do que apresentamos aqui. A medalha de ouro me dá confiança”, analisou Caio. “Estou muito feliz com o meu resultado e o da equipe”, comemorou.

Na disputa por equipes, os países se apresentam em cada um dos seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, barra fixa e barras paralelas. Ao final, o Brasil somou 319.700 pontos, à frente da Argentina, que fez 310.200, e da Colômbia, com 309.650.

Natação

A natação teve seu último dia de disputas nessa quarta-feira (5.10) e o Brasil terminou com 58 medalhas conquistadas na modalidade. Apenas nessa quarta foram oito de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Giovana Diamante, com dez medalhas (oito de ouro e duas de prata), e Stephanie Balduccini, com oito (sete de ouro e uma de bronze), são as principais medalhistas do Time Brasil até então nos Jogos Sul-americanos.

Outras modalidades

O primeiro dia de competição no taekwondo teve uma medalha de cada cor. Paulo Ricardo Melo subiu no lugar mais alto do pódio, com o ouro na categoria 58kg, Talisca Reis ficou com a prata na categoria até 49kg e Alex Vinícius Arruda recebeu o bronze no poomsae.

Nas águas da Baía de Assunção, Beatriz Tavares conquistou a medalha de prata no remo, na categoria single skiff, a 100ª do Brasil nos Jogos. “Fico com uma mistura de sentimentos, um gostinho de quero mais, pois sinto que poderia ter vencido. Mas também muito satisfeita e orgulhosa. Não fazia ideia de que poderia ser a 100ª medalha. É uma marca especial”, comemorou a atleta.

Também no remo, Diego Nazario, Emanuel Borges, Vangelys Pereira e David Borges levaram a prata no quatro sem peso leve, e Lucas Verthein ganhou o bronze no single skiff.

Assim como a natação, quarta foi o último dia de disputas no tiro com arco. O Brasil fechou a participação com o ouro de Ane Marcelle, no arco recurvo, o bronze de Ana Luiza Caetano, na mesma prova, e as pratas de Marcus D’Almeida, no arco recurvo, e de Roberval Fernando dos Santos, no composto.

Ao todo, o tiro com arco conquistou dez medalhas nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022: três de ouro, seis de prata e uma de bronze.

No hipismo adestramento, Paulo César dos Santos venceu mais uma, Victor Ávila levou a prata e Vinicius Costa ficou com o bronze, além do ouro na competição por equipes, confirmando a hegemonia brasileira na modalidade.

O caratê encerrou as competições com o brilho de Douglas Brose, que superou todos os adversários e conquistou a medalha de ouro na categoria até 60kg. No feminino, Valéria Kumizaki ficou com o bronze na categoria até 55kg. A modalidade feminina finalizou a participação com sete medalhas: três de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Outras conquistas

Saltos ornamentais: bronze no trampolim de 1m, com Rafael Fogaça, e no trampolim sincronizado de 3m, com Anna Lúcia Rodrigues e Luana Lira

Esgrima: bronze no florete feminino e no sabre masculino por equipes

Levantamento de pesos: bronze na categoria até 87kg, com Laura Amaro

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)