Geral
Jogos Rio 2016
Após 17 lutas, primeiro dia do evento-teste do boxe recebe elogios de dirigentes e atletas
Rio de Janeiro – Com a presença de 69 atletas (no masculino e feminino), de 18 países, o Torneio Internacional de Boxe, evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começou nesta sexta-feira (4.12), no Pavilhão 4 do Riocentro. Cerca de 150 pessoas (entre equipe técnica e voluntários) trabalharam no staff envolvido na competição, que teve como principal objetivo testar setores como comunicação, operação esportiva, infraestrutura, tecnologia, limpeza e área médica, entre outros.
O evento prossegue até o domingo (6.12), mas já no primeiro dia o resultado foi bastante elogiado tanto pelo presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva, como pelo diretor de comunicação da Associação Internacional de Boxe (AIBA), Louis Marie Willians.
» Saiba mais sobre os eventos-teste para o Rio 2016
Os dois destacaram, principalmente, o fato de todos os atletas e equipes técnicas estarem hospedados a cinco minutos de caminhada da área de competição. Para eles, não há nenhum problema em o evento-teste ter sido ser realizado no Pavilhão 4 e não no 6, onde serão disputados os combates nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Pavilhão 6 ainda está sendo construído e tem previsão de ser entregue em abril.
“Estamos aqui para testar as instalações. As Olimpíadas serem disputadas no Pavilhão 6 não muda nada, pois as instalações são bem similares”, avaliou Louis Willians. “Esse é um evento-teste e é muito bom para os atletas terem ideia de como é a atmosfera do Rio de Janeiro. É ótimo eles já saberem o irão encontrar no ano que vem. Nosso hotel é aqui do lado, a comida é ótima e tudo foi feito de um modo bem organizado. Estamos confiantes e bem satisfeitos com tudo o que encontramos até agora”, prosseguiu o dirigente.
Diretor de gestão de instalações do Comitê Rio 2016, Gustavo Nascimento ressaltou que ainda é cedo para avaliar o evento. Mas ele adiantou que as primeiras impressões foram satisfatórias. “No domingo faremos uma avaliação criteriosa do que precisa melhorar para 2016. Mas se for desse jeito até o fim estaremos muito satisfeitos”, declarou.
Demonstrando confiança na organização do evento-teste, o presidente da CBBoxe afirmou que, para a equipe brasileira, o mais importante ocorre em uma área que não pode ser medida objetivamente. “Nosso maior preocupação aqui é fazer com que os atletas já se sintam nos Jogos Olímpicos de 2016, pois disputar as Olimpíadas em casa é algo que ninguém nunca experimentou. Na maioria das vezes, eles competem fora do Brasil. Então, estar aqui, avaliando a estrutura que está sendo montada para 2016, convivendo com a torcida e vivendo esse clima será muito importante para prepará-los para o que eles vão encontrar aqui no ano que vem”.
Combates
Nesta sexta-feira foram realizados 17 combates e dois deles tiveram brasileiros no ringue. Pelas quartas de final da categoria 52kg, Julião Neto enfrentou o alemão Hamza Touba e, empurrado por uma torcida pequena mas barulhenta (o evento não aberto ao público, apenas a convidados), venceu por unanimidade.
“Foi muito bom ter conseguido esse resultado. Estou muito feliz por estar aqui. Está tudo bem organizado. Estava com um peso nas costas para essa primeira luta e tirei tudo com essa vitória. Agora é ir com tudo para a semifinal amanhã (5.12)”, comemorou Julião.
Já pela categoria +91kg, Rafael Lima mediu forças com Nigel Paul, de Trinidad e Tobago. O resultado foi o mesmo de seu compatriota: vitória por decisão unânime. “Hoje foi uma luta em que eu estava um pouco nervoso, com o público torcendo pela primeira vez, mas amanhã eu pretendo lutar melhor”, adiantou Rafael, que prometeu se empenhar ao máximo para brigar por uma das vagas para 2016 e, assim, realizar o sonho de disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos. “É só isso que falta no meu currículo”, ressaltou.
Neste sábado, o evento-teste não será aberto à imprensa, que só voltará a acompanhar a competição nas finais, no domingo. O Torneio Internacional de Boxe é o penúltimo evento-teste de 2015. O último será o do tênis, entre os dias 10 e 12 deste mês. Até aqui, já foram realizados eventos-testes do vôlei, triatlo, remo, hipismo, vela, ciclismo de estrada, maratona aquática, vôlei de praia, canoagem de velocidade, tiro com arco, ciclismo BMX, ciclismo mountain bike, bocha, tênis de mesa, hóquei sobre grama, badminton e canoagem slalom.
Do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Magalhães – brasil2016.gov.br