Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Antes de embarque para a "bolha", Calderano segue 100% na temporada alemã

Tenis de mesa

26/10/2020 09h55

Tênis de mesa

Antes de embarque para a "bolha", Calderano segue 100% na temporada alemã

Após vencer mais uma partida na Bundesliga, sexto do mundo viaja para eventos internacionais na China

Sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano manteve neste domingo (25.10) sua invencibilidade na temporada 2020/21. O carioca de 24 anos, integrante do programa Bolsa Pódio, do Ministério da Cidadania, chegou a cinco vitórias e ajudou o Liebherr Ochsenhausen a superar o Werder Bremen por 3 jogos a 0, em casa, pela quinta rodada da Bundesliga, a liga alemã.

Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br

Hugo abriu o confronto diante do romeno Hunor Szöcs e levou a melhor por 3 sets a 1, parciais de 11/6, 11/13, 11/8 e 11/5. Imbatível até aqui na temporada, o brasileiro já havia vencido outros dois jogos pela Bundesliga e mais dois pela Copa da Alemanha.

O Ochsenhausen também está invicto: após três vitórias, ocupa a quarta posição na tabela, mesmo com três jogos a menos do que a maioria dos adversários, já que teve compromissos adiados em virtude dos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (27), Hugo embarca para a China, onde disputará os primeiros eventos internacionais desde o início da pandemia do novo coronavírus: a Copa do Mundo individual, de 13 a 15 de novembro, em Weihai, e o ITTF Finals, de 19 a 22, em Zhengzhou. No primeiro evento, terá ao lado o também brasileiro Gustavo Tsuboi. 

Os dois eventos fazem parte do #RESTART, como foi batizada a "bolha" estruturada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) na China. A programação conta ainda com mais dois torneios: a Copa do Mundo feminina e o WTT Macau, que apresentará o novo formato desenhado para as competições internacionais a partir de 2021.

“Estou preparado. Acho que não é fácil para ninguém viajar para a China e ficar na bolha por quase um mês, mas quero voltar a competir, sei que é importante para todo mundo, não só para ranking mundial, mas para os fãs também, que querem ver uma competição de tênis de mesa e voltarem a sentir esta emoção”, diz Calderano. 

Após chegarem à China, Hugo e os demais participantes passarão por testes de Covid-19 e permanecerão em isolamento para que seja descartada qualquer possibilidade de casos positivos. Assim que liberados, os atletas poderão treinar em ambiente controlado até o início das competições.

“A gente só vai saber chegando lá na China. Para a parte mental não é fácil ficar isolado, sem treinar. Sei que no início a gente não vai conseguir treinar, mas talvez depois de uma semana seja possível. Isso afeta o corpo também”, explica Calderano.

Hugo garantiu vaga na Copa do Mundo por ter conquistado a Copa Pan-Americana em fevereiro deste ano. Já a presença no ITTF Finals se dará graças à sexta posição no ranking mundial.

RESULTADOS DESTE DOMINGO

LIEBHERR OCHSENHAUSEN 3 X 0 WERDER BREMEN
Hugo Calderano 3 x 1 Hunor Szöcs (11/6, 11/13, 11/8 e 11/5)
Kanak Jha 3 x 0 Kirill Gerassimenko (11/8, 11/6 e 11/8)
Simon Gauzy 3 x 0 Mattias Falck (11/7, 12/10 e 11/5)

Fonte: Time Calderano