Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Sátila e Pepê Gonçalves avançam à semifinal do C1 e do K1 no Mundial

Canoagem

27/09/2018 17h45

CANOAGEM SLALOM

Ana Sátila e Pepê Gonçalves avançam à semifinal do C1 e do K1 no Mundial

Os atletas voltam para a água novamente no próximo sábado (29.09), em busca da final

Os dois principais nomes da canoagem slalom do Brasil não decepcionaram e avançaram na primeira bateria, nesta quinta-feira (27.09), para a próxima fase do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom. Ana Sátila e Pepê Gonçalves estão garantidos nas semifinais da canoa (C1) e do caiaque (K1), respectivamente, nas corredeiras do canal artificial do Parque Radical, no Rio de Janeiro.

DSC09249.JPG
Pepê avançou para semifinal da prova k1 masculina. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br
"Acabei tendo algumas penalidades porque o canal de Deodoro exige um nível de técnica alto, mas obtive a classificação. Agora, o foco é concentrar para a semifinal"
Ana Sátila

A canoa (C1) feminina abriu o terceiro dia de competições. Ana Sátila fez uma boa descida e conseguiu uma das 20 vagas para a disputa da semifinal, com o tempo de 116s68. Ela avançou no 12º lugar na bateria desta manhã. "Estou me sentido melhor hoje. Acabei tendo algumas penalidades porque o canal de Deodoro exige um nível de técnica alto, mas obtive a classificação. Agora, o foco é concentrar para a semifinal. Ainda bem que não tive que fazer a segunda descida porque desgasta muito mais. São, no mínimo, duas horas a mais no local de competição. Como aqui é muito quente, é preciso mudar até a estratégia de aquecimento para que não haja desgaste desnecessário", disse.

O Brasil contou com mais duas atletas na canoa feminina. Na primeira descida, Beatriz de Paula marcou o tempo de 190s67 e ficou no 31º lugar. Omira Maria sofreu com punições, que somaram 258 segundos, terminando a prova na 42º colocação. Na segunda descida, as brasileiras ficaram de fora das 10 vagas restantes. Omira terminou a prova em 136s20 (11º lugar) e Beatriz, 144s20 (13º lugar).

Na prova masculina do dia, Pepê Gonçalves confirmou o favoritismo e garantiu uma vaga na semifinal do caiaque (K1). Ele marcou 88s97, terminando a primeira bateria em 18º lugar. Os 30 melhores tempos avançaram. Guilherme Mapelli e Fábio Rodrigues tiveram que disputar a segunda descida para conquistar uma das 10 vagas restantes, mas não conseguiram se classificar. Com 90s48, Mapelli quase conseguiu uma vaga, terminando em 11º lugar. Rodrigues ficou em 23º lugar com o tempo de 93s59.

"Na primeira descida tive dois toques. Sem as penalidades eu iria avançar à semifinal. Na segunda descida eu tive um erro no fim da pista, que também custou a classificação, terminando em 11º lugar, quando passam dez caiaques. O que vale é a experiência e vamos treinar cada vez mais para o próximo mundial. Esse foi o meu segundo mundial sênior e foi muito boa essa oportunidade de competir em casa", disse Guilherme Mapelli.

Pepê buscará a vaga na final da prova do caiaque (K1) no próximo sábado (29.09). "Se não fosse a penalidade, penso que a minha classificação cairia para sexto ou quinto lugar. Agora é tentar não repetir na semifinal. E vamos com tudo porque esse mundial é nosso", confia Pepê.

“O Brasil vem demonstrando bom desempenho. Tivemos grandes resultados com a Ana Sátila em etapas da Copa do Mundo durante este ano e o Pepê também vem surpreendendo. Temos aqui os melhores atletas do mundo e não é fácil encarar. Ana e Pepê são as lideranças naturais do Brasil, mas temos aqui uma equipe com muitos jovens que estão na fase de transição da equipe júnior para principal de olho nos Jogos Olímpicos de 2024”, avaliou o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Cássio Petry.

DSC0965201.jpeg
Garantida em duas semifinais, Ana Sátila também disputa a prova do K1 Extremo. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

K1 Extremo
Esta quinta-feira também foi o dia da definição do chaveamento das descidas do K1 Extremo Cross feminino e masculino, provas que serão disputadas no domingo (30.09). Os canoístas encararam o Sprint, prova em que o melhor tempo garante a melhor posição na largada. Ana Sátila fez o sexto melhor tempo e Omira Maria, o 14º. No masculino, Fábio Rodrigues fez o quarto tempo, seguido por Pepê, sétimo. 

Sexta-feira (28.09)
A sexta-feira será o quarto dia de disputas no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom em Deodoro. O Brasil terá seis atletas nas disputas em três provas diferentes. Confira a programação:

9h - Semifinais do C2 misto (Charles Correa e Omira Estácia)
10h - Final do C2 misto (Charles Correa e Omira Estácia)
14h41 - Semifinais do C1 masculino (Felipe Borges)
15h50 - Semifinais do K1 feminino (Ana Sátila)

Breno Barros, do Rio de Janeiro – rededoesporte.gov.br