Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ana Sátila e Felipe Borges avançam às semifinais no Mundial de Canoagem Slalom

Canoagem

26/09/2018 17h30

CANOAGEM SLALOM

Ana Sátila e Felipe Borges avançam às semifinais no Mundial de Canoagem Slalom

Os brasileiros garantiram lugar entre os 30 melhores tempos de cada prova de k1 feminino e c1 masculino, respectivamente

Nem a sensação térmica de 40 graus tirou o encanto das disputas do segundo dia de provas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, no Parque Radical, em Deodoro, no Rio de Janeiro Na descida com 24 obstáculos, o principal nome nacional feminino na competição, Ana Sátila, garantiu, nesta quarta-feira (26), uma vaga na semifinal da prova de caiaque (k1) com o tempo de 100s72, terminando na 14ª colocação geral. As 20 primeiras canoístas seguiram direto para a disputa da semifinal. No masculino, Felipe Borges precisou de duas oportunidades para garantir a vaga nas semis, com o tempo de 94s84 e o nono lugar na bateria.

AnaSatila.jpg
Ana Sátila garantiu vaga na semifinal da prova k1 feminino. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

O melhor tempo da prova do caiaque feminino foi registrado pela australiana Jessica Fox, com 94s14. Na primeira descida, as brasileiras Omira Maria e Marina Costa ficaram de fora do grupo dos 20 melhores tempos. Omira Maria marcou 113s42, ficando em 38º  lugar, e Marina Costa ficou em 52º  lugar, com 187s38.

“Não me senti muito bem na prova porque o dia está muito quente aqui no Rio de Janeiro [sensação térmica de 40 graus na região de Deodoro]. Hoje foi o pior dia até agora por conta do calor. Isso influencia diretamente na performance dentro da água, pois todos nós temos que nos adaptar. Mas estou feliz por ter passado direto à semifinal apesar de não ter feito uma prova tão boa. Tenho que melhorar em alguns pontos, mas o período de treino aqui no Rio no início do ano tem feito toda a diferença aqui no Mundial”, analisou Ana Sátila.

Na parte da tarde, Omira Maria e Marina Costa não conseguiram se classificar para a semifinal. Na segunda descida, Omira, de apenas 18 anos, não sofreu nenhuma penalidade e se manteve por um bom tempo entre as 10 melhores, mas no final terminou em 15° lugar, com o tempo de 112s41. Marina terminou a prova em 25° lugar, com o tempo de 128.23. Os 10 melhores tempos, entre 41 atletas, avançaram na prova. 

Omira Maria, irmã de Ana Sátila, esperava mais da segunda descida. “Fui muito bem até a porta 18, mas bati o caiaque no bloco e perdi velocidade e não consegui cair bem na remonta e acabei fazendo um tempo que não foi muito bom, não era o que dava para fazer. Foi mais uma experiência que estou adquirindo disputar esse mundial e agora é focar nas próximas provas”, disse Omira, que volta nesta quinta-feira (27) para disputar a prova da canoa (c1) feminina.  

Já Marina Costa gostou da segunda descida. “Comparando as duas, a segunda foi bem melhor. Na primeira fiquei muito nervosa, agora consegui me concentrar bem, consegui fazer a descida mais limpa, com algumas penalidades, infelizmente. Estou contente com a minha participação no mundial, ainda mais porque é o primeiro sênior da minha carreira”, avaliou.             

DSC08673.jpg
Felipe Borges busca uma vaga na final no c1 masculino. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

A vaga masculina na semifinal da canoa (c1) masculina foi conquistada por Felipe Borges. Ele garantiu o novo lugar na segunda descida entre as 10 vagas restantes para a próxima fase, com o tempo de 94s84. Na primeira descida, a melhor colocação brasileira foi a de Charles Corrêa, que fechou a prova em 29°  lugar, com o tempo de 96s66, seguido por Felipe Borges, que ficou com 42° lugar e tempo de 100s36, e Gustavo Selbach em 50° com a marca de 113s08. O primeiro colocado foi o eslovaco Michal Martikán, com cinco medalhas olímpicas e 88,86.

“Eu poderia ter passado para a semifinal na primeira descida, mas cometi algumas faltas. Na segunda, fiz uma descida boa e que me deixou contente por seguir na competição. Agora é focar na sexta-feira (28.09) para enfrentar a semifinal e garantir uma vaga na final. Com esse calor tem que ficar com uma garrafa de água perto toda hora e se hidratar bastante. Eu fico imaginando os gringos que não estão acostumados com esse calor. Se para mim está ruim para eles deve estar ainda pior”, brincou Felipe Borges, 23 anos, fruto do projeto Meninos do Lago, desenvolvido no Canal de Itaipu, no Paraná.

Na segunda descida, Charles Corrêa não avançou para as semifinal por duas posições. Com o tempo de 95s63, ele se despediu da prova na 12° lugar. Gustavo Selbach terminou em 29° lugar, com o tempo de 107s16.

Galeria de fotos (imagens em alta resolução para uso editorial gratuito. Crédito obrigatório: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br)

Mundial de Canoagem Slalom 2018 - Rio de Janeiro

Quinta-feira (27 de setembro)

Nesta quinta-feira serão disputas as provas válidas pelas fase de classificação em quatro disciplinas da canoagem slalom, com seis canoístas brasileiros: canoa (c1) feminina, caiaque (k1) masculino, k1 extremo masculino e feminino. Confira programação.   

9h - Qualificatório C1 feminino (Beatriz da Motta, Omira Estácia e Ana Sátila) - 1a descida

9h48 - Qualificatória K1 masculino (Fábio Rodrigues, Pepê Gonçalves, Guilherme Mapelli) - 1a descida

12h45 - Qualificatória C1 feminino - segunda descida

13h13 - Qualificatória K1 masculino - segunda descida

15h - Qualificatória K1 extremo feminino (Omira Estácia e Ana Sátila)

15h21 - Qualificatória K1 extremo masculino (Fábio Rodrigues e Pepê Gonçalves)

Breno Barros, do Rio de Janeiro – rededoesporte.gov.br