Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alison dos Santos e Rebeca Andrade são os melhores do ano no Prêmio Brasil Olímpico

Atletismo

03/02/2023 08h00

Prêmio Brasil Olímpico

Alison dos Santos e Rebeca Andrade são os melhores do ano no Prêmio Brasil Olímpico

Evento premiou os principais atletas e treinadores do país em 2022. Hugo Calderano foi escolhido pela segunda vez o Atleta da Torcida

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou nesta quinta-feira, 2.02, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a noite de gala do esporte olímpico brasileiro. O Prêmio Brasil Olímpico homenageou os melhores atletas e treinadores do país na última temporada. Os principais troféus do evento ficaram com Alison dos Santos, melhor atleta no masculino, e Rebeca Andrade, melhor atleta no feminino.

Piu, como é conhecido, foi campeão mundial e da Diamond League nos 400m com barreiras do atletismo, enquanto Rebeca, entre outras conquistas, também foi campeã mundial de ginástica artística.

Foto: Wander Roberto/COB

"É um orgulho representar a ginástica e o Brasil pelo mundo. Agradeço toda a equipe que esteve sempre ao meu lado para eu voltar em todas as vezes, realizar meus sonhos e objetivos após cada lesão. Ao Chico, meu treinador, que nunca largou minha mão, é quase um pai para mim. Se não fosse por ele, não estaria aqui hoje", falou Rebeca, que ainda saiu da Cidade das Artes com outros dois troféus: o de melhor atleta da ginástica artística e o Prêmio Inspire, oferecido pela Riachuelo para a atleta mais inspiradora do ano, em votação popular.

"É um orgulho representar a ginástica e o Brasil pelo mundo. Agradeço toda a equipe que esteve sempre ao meu lado para eu voltar em todas as vezes, realizar meus sonhos e objetivos após cada lesão"
Rebeca Andrade

"Estão aqui os melhores entre os melhores. Parabenizo a todos que participaram disso comigo e fizeram parte da minha trajetória. Agradeço a todos os meus patrocinadores. Esse resultado é muito importante como atleta, de encontrar alguém na rua e ouvir que sou inspiração para as pessoas. Faço isso com orgulho, com vontade, vale a pena. Somos brasileiros, podemos conquistar o que a gente quiser", disse Alison, que também foi eleito o melhor atleta do atletismo.

Imbatível nas competições do continente americano desde 2015 e atual número cinco do mundo, o mesatenista Hugo Calderano foi eleito o Atleta da Torcida de 2022. Ele venceu a votação popular com 45% dos mais de 72 mil votos, para se tornar o primeiro atleta a conquistar o prêmio duas vezes, já que havia sido eleito também em 2019 - o troféu é entregue desde 2015. O mesatenista não pôde comparecer ao evento por conta das competições internacionais, mas mandou um vídeo falando sobre a felicidade de receber o prêmio.

"Estou muito feliz, não posso estar aí pois estou indo para Tóquio disputar a liga japonesa. Mas agradeço ao COB pela indicação e a todos que votaram em mim. O Troféu é muito especial, é um presente que estou recebendo de quem torce por mim e me apoia mesmo de longe. Isso me dá muita motivação para seguir trabalhando e a tentar manter o Brasil no topo do tênis de mesa mundial", afirmou.

Faço isso com orgulho, com vontade, vale a pena. Somos brasileiros, podemos conquistar o que a gente quiser"
Alison dos Santos

Uma das principais honrarias da noite no Prêmio Brasil Olímpico homenageou a ex-ginasta Daiane dos Santos. Ela recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, um reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte brasileiro em toda a carreira.

Primeira campeã mundial de ginástica artística do país, em 2003, Daiane foi uma das principais referências esportivas do Brasil no início do século 21. Ao som de "Brasileirinho", encantou o mundo com suas inesquecíveis apresentações no solo.

"Agradeço muito à minha família. Mãe, obrigada por ter sido minha base como pessoa. Minha família de lapidação, que foi o esporte. Agradeço aos meus técnicos, que me proporcionaram estar aqui. Espero que esse meu lugar hoje seja inspiração para muitas mulheres ainda", falou ela.

Os melhores treinadores do ano foram José Roberto Guimarães (esporte coletivo) e Felipe Siqueira (esporte individual). Zé Roberto Guimarães já é figurinha carimbada no palco do PBO. Esta foi a quinta vez que o técnico da seleção feminina de vôlei conquistou o prêmio. Em 2022, ele comandou a renovação da equipe e alcançou o vice-campeonato mundial. Felipe Siqueira é o mentor de Alison dos Santos, campeão mundial, da Diamond League e medalhista olímpico nos 110m com barreiras.

O Prêmio também relembrou as participações dos atletas brasileiros nas Missões de 2022: Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim; Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário (Argentina); e Jogos Sul-americanos, em Assunção. Os destaques dos Jogos da Juventude, disputados em Aracaju, foram a judoca Bianca Reis e o ginasta José Olímpio.

A cerimônia contou com a presença de diversas personalidades, como a ministra do Esporte, Ana Moser, Guilherme Schleder, secretário municipal de esportes do Rio de Janeiro, Marta Sobral, secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte e medalhista olímpica, além de várias outras autoridades, presidentes de confederações, ex-atletas e convidados especiais.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)