Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aline Rocha é campeã mundial de esqui cross-country paralímpico. Cristian é bronze

Geral

24/01/2023 16h59

Esqui Cross-Country

Aline Rocha é campeã mundial de esqui cross-country paralímpico. Cristian é bronze

Brasileira conquistou o título inédito para o país na prova rápida, de 1 quilômetro, na competição disputada na Suécia

A equipe brasileira de esqui cross-country fez história nesta terça-feira, 24.01, em Ostersund, na Suécia. Pela primeira vez, dois brasileiros subiram ao pódio num Mundial de modalidades de inverno.

A paranaense Aline Rocha, de 31 anos, é a mais nova campeã mundial na prova rápida (sprint). A atleta completou a distância de 1km em 3min10s38 e conquistou a medalha de ouro. O pódio foi completado pela americana Kendall Gretsch (3min11s67) e pela alemã Anja Wicker (3min13s35).

Foto: Divulgação/Karl Nilsson/Para Nordic Skiing World Championships 2023

Essa foi a segunda medalha de Aline no Mundial. No domingo, ela já havia conquistado o bronze na prova longa, de 18km. No sprint, o Brasil ainda foi representado por Elena Souza, 19, que encerrou sua participação em nono lugar na classificatória.

Bronze

Já na prova masculina, o Brasil subiu ao pódio com o rondoniense Cristian Ribera, 20, que terminou o trajeto de 1km em 2min45s34 e ficou na terceira posição, atrás de Yerbol Khamitov, do Cazaquistão (2min44s23), e do ucraniano Taras Rad (2min45s07).

Os outros brasileiros que estiveram na disputa não passaram da fase classificatória. Guilherme Rocha terminou em 14º lugar, enquanto Wesley Vinícius dos Santos ficou na 18ª posição.

A delegação do Brasil é a maior da história do país no Mundial de esqui cross-country paralímpico. São nove pessoas: cinco atletas e quatro profissionais da comissão técnica.

Dos cinco esquiadores brasileiros que estão na Suécia, Elena Souza é a única que não esteve nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Ela fez sua estreia em uma competição internacional na Escandinávia e foi a segunda mulher brasileira a disputar um torneio oficial paralímpico na neve. A primeira foi a própria Aline.

Já a comissão técnica é composta por quatro integrantes: os treinadores Leandro Ribela, Fernando Cassio Orso Alves e Matheus Terroni, além do "wax tech" tcheco Tomás Bergr. O "wax tech" é o profissional responsável por preparar o esqui para os atletas.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro