Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aline Rocha conquista o bronze no Mundial de esqui cross-country na Suécia

Geral

23/01/2023 10h02

Esqui cross-country

Aline Rocha conquista o bronze no Mundial de esqui cross-country na Suécia

Brasileira foi a terceira colocada na prova de 18km disputada na cidade de Ostersund

A paranaense Aline Rocha, 31 anos, conquistou uma medalha de bronze no Mundial de esqui cross-country paralímpico, em Ostersund, na Suécia, neste domingo, 22.01. Ela ficou em terceiro lugar na prova de 18km ao completar a distância em 1h09min09s.

A medalha de ouro ficou com a norte-americana Kendall Gretsch, que terminou a prova em 1h02min32s, enquanto a alemã Anja Wicker fez os 18km em 1h05min37s e faturou a prata.

Aline Rocha é a primeira brasileira a subir ao pódio em um Mundial de esqui cross-country. Foto: CPB

Na categoria masculina, o rondoniense Cristian Ribera, 20 anos, também disputou a prova dos 18 km e terminou em 6º lugar, com o tempo de 56min13s, quase seis minutos acima do campeão mundial Giuseppe Romele, da Itália.

Mais dois brasileiros participaram da mesma prova. Guilherme Rocha e Wesley Vinícius dos Santos terminaram a disputa em 11º e 12º lugares, com as marcas de 1h03min02s e 1h04min42, respectivamente. O Brasil volta a ser representado na competição nesta terça-feira, 24.01, na prova rápida (sprint).

A delegação do Brasil é a maior da história do país no Mundial de esqui cross-country paralímpico. São nove pessoas: cinco atletas e quatro profissionais da comissão técnica.

Além dos quatro atletas que já competiram neste domingo, a Seleção também com Elena Souza, a única esquiadora da delegação que não esteve nos Jogos de Pequim. Com 19 anos, ele fará a estreia em uma competição internacional e será a segunda mulher brasileira a disputar um torneio oficial paralímpico na neve.

A comissão técnica é composta por quatro integrantes: os treinadores Leandro Ribela, Fernando Cassio Orso Alves e Matheus Terroni, além do "wax tech" tcheco Tomás Bergr. O "wax tech" é o profissional responsável por preparar o esqui para os atletas.

Calendário de provas do Mundial:

24/01 – Prova rápida
28/01 – Média Distância
29/01 – Revezamento

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)