Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Paralimpíadas Rio 2016 / Legado / Legado de infraestrutura

Legado de infraestrutura

Vila Olímpica e Paraolímpica

Quando as centenas de delegações desembarcarem no Rio de Janeiro em 2016 com seus milhares de atletas e demais profissionais envolvidos nos Jogos, o primeiro destino será a Barra da Tijuca. O bairro carioca foi o escolhido para receber a Vila Olímpica e Paraolímpica, tradicional casa dos atletas durante as competições. É lá que os esportistas passarão grande parte do tempo quando não estiverem em suas provas ou treinos e é lá que todos viverão uma experiência única.
 
A Vila Olímpica e Paraolímpica reúne os mais variados grupos de atletas, com suas diferenças culturais, religiosas e de idiomas. Os dias de hospedagem na Vila se transformam em praticamente um intercâmbio e proporcionam a todos a oportunidade de conviver com as maiores estrelas do esporte mundial.
 
No Rio de Janeiro, a Vila Olímpica e Paraolímpica está em construção em uma área aproximada de 534 mil metros quadrados. Os atletas serão acomodados em 31 edifícios de 17 andares cada, formando 7 condomínios.  Ao todo, serão 3.604 apartamentos — de 2, 3 ou 4 quartos — e mais de 18 mil camas. Para os Jogos Paraolímpicos, serão utilizados 21 prédios e 5 condomínios. Os atletas terão 694 apartamentos com acessibilidade e mais de 8 mil camas. A maior distância para o restaurante principal da Vila será de 800m.
 

Cidade Olímpica/divulgação
Cidade Olímpica/divulgação# Obras na Vila Olímpica: 31 edifícios com 17 andares cada um
Obras na Vila Olímpica: 31 edifícios com 17 andares cada um

Em termos de locomoção, os atletas não levarão muito tempo para chegar às áreas de treinamento e de competição. Para 43% dos competidores, a viagem durará apenas 10 minutos, enquanto os outros 57% estarão a 25 minutos de distância dos locais nos quais poderão treinar ou disputar suas provas.
 
A estrutura oferecida pela Vila Olímpica e Paraolímpica será completa. Dentro do complexo haverá a Rua Carioca, que levará os esportistas e membros de delegação a lugares como o restaurante principal e contará com os tradicionais quiosques do Rio de Janeiro, lembrando as famosas orlas de Copacabana e Ipanema. A Rua Carioca contará ainda com um restaurante alternativo, uma área de recreação (com mesa de sinuca, jogos eletrônicos e outros), uma academia, clínica médica e um centro religioso. Além disso, os atletas terão acesso a outros serviços como bancos, correios, cabeleireiro, cafés, floriculturas e lan houses.
 
Pensando na parte esportiva, atletas olímpicos e paraolímpicos de judô, taekwondo, handebol, basquete, ginástica, lutas, natação, triatlo, vôlei, rúgbi em cadeira de rodas, bocha, goalball e tênis de mesa terão acesso fácil ao Centro de Treinamento da Vila. A estrutura ficará ao lado da Vila e ambas serão conectadas por uma passagem exclusiva.