Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Modalidades / Hóquei sobre grama

Hóquei sobre grama

AR_hoquei_0018_2576_c2015_Gabriel_Heusi_Action.jpg
Foto: Gabriel Heusi/ brasil2016.gov.br

História

A ideia de correr atrás de uma bola com um taco na mão não é nada recente. Há indícios de que egípcios e etíopes faziam isso há milênios. O mesmo vale para gregos, romanos e astecas mais tarde. No entanto, a atividade só começou a se tornar o que conhecemos por hóquei sobre grama em meados do século 18, na Inglaterra.

Após a formação dos primeiros clubes da modalidade, em 1875 surgiram as primeiras regras. Só em 1890 as universidades de Oxford e Cambridge disputaram aquele que é considerado o primeiro jogo internacional de hóquei sobre grama.

Em 1886, o hóquei sofreu uma mudança de regra fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Naquele ano foi criada a área de arremesso — striking circle, em inglês. Esse semicírculo com distância máxima de 14,63m da linha de fundo demarca a área em que é permitido fazer os gols. Sem poder finalizar de qualquer lugar do campo, o jogo passou a evoluir tática e tecnicamente, já que os atletas eram obrigados a trocar mais passes para arremessar a bola para o gol.

Outro ponto importante da história do hóquei sobre grama foi a chegada do esporte à Índia e ao Paquistão. Levada pelos britânicos, a modalidade rapidamente ganhou importância nos dois países e rendeu muitos frutos. Das 12 medalhas olímpicas conquistadas pelo Paquistão em sua história, dez vieram no hóquei sobre grama, sendo quatro delas de ouro. A Índia tem um retrospecto maior de medalhas e uma história especialmente vitoriosa no hóquei, com nove medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A estreia do hóquei sobre grama nas Olimpíadas ocorreu em Londres-1908. De lá pra cá, apenas os Jogos de Estocolmo-1912 e de Paris-1924 não contaram com a modalidade. Até Montreal-1976, o hóquei sobre grama só foi disputado na categoria masculina. As mulheres começaram a brigar por medalhas em Moscou-1980.

Curiosidades


A imbatível Índia

Depois de adotar o hóquei sobre a grama, levado à Ásia pelos ingleses, a Índia montou uma verdadeira dinastia olímpica na modalidade. Os indianos são os maiores vencedores do esporte, com nove medalhas de ouro conquistadas. Grande parte desse sucesso foi construído entre os Jogos de Amsterdã-1928 e de Roma-1960.

Nessas sete edições das Olimpíadas, a Seleção Indiana conquistou uma sequência impressionante de 30 vitórias e seis medalhas de ouro. Os maiores campeões do hóquei sobre grama fizeram 197 gols nos adversários e sofreram apenas oito. Entre as vitórias, destaque para as goleadas por 24 a 1 sobre os Estados Unidos, em Los Angeles-1932, e por 16 a 0, novamente contra os norte-americanos, em Melbourne-1956.

O responsável por encerrar a invencibilidade foi o Paquistão. A final olímpica em Roma-1960, vencida pelos paquistaneses por 1 a 0, é até hoje considerada uma tragédia na Índia, que se preparou ainda mais para retomar o ouro olímpico quatro anos mais tarde, em Tóquio-1964.

O apito e as prorrogações

As Olimpíadas de Roma-1960 tiveram dois episódios marcantes na disputa do hóquei sobre grama. O primeiro deles foi na partida entre Bélgica e França. Em um jogo disputado, belgas e franceses empatavam sem gols. Em um dos ataques da França, um policial que estava do lado de fora do estádio, muito próximo ao campo, apitou. Os belgas, achando que tinha sido o árbitro da partida, pararam de jogar. Na sequência do lance, a França marcou o gol, para desespero da Seleção da Bélgica. A partida terminou em 1 a 0.

Na disputa do quinto lugar em Roma, Grã Bretanha e Quênia fizeram uma partida “eterna”. Um jogo normal de hóquei na grama é composto por dois tempos de 35 minutos. Ou seja, termina em 70 minutos. Mas o empate entre britânicos e quenianos persistiu por nada menos do que seis prorrogações. Foram necessários 127 minutos para que os britânicos desempatassem a partida e vencessem por 2 a 1.

Acesse também

Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama (CBHG)
Site: www.hoqueisobregrama.com.br
E-mail: sydnei@hoquei.com.br
Federação Internacional de Hóquei Sobre Grama (FIH): www.fih.ch