Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Olimpíadas Rio 2016 / Instalações / Instalações - landing page

Instalações - landing page

Competição, treinos e hospedagem: a estrutura dos Jogos de 2016


Quatro regiões, 31 instalações e uma onda de emoção sem precedentes no Brasil

Em 2016, o Rio de Janeiro  abrirá suas portas a turistas e delegações de todo o planeta para viver as emoções dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos, as duas maiores competições esportivas do planeta.

Para receber os milhares de fãs e atletas, técnicos, árbitros e todos os profissionais envolvidos na competição, os Jogos do Rio 2016 terão quatro regiões de competição: a Região Deodoro, a Região Barra, a Região Copacabana e a Região Maracanã. Além disso, as partidas de futebol, além do Rio de Janeiro, serão disputadas em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e São Paulo.

ParqueOlimpico.jpg
O Parque Olímpico da Barra da Tijuca concentra boa parte das competições dos Jogos Rio 2016. Foto: Divulgação

No Rio de Janeiro, as quatro regiões de competições têm um total de 31 instalações esportivas. Muitas delas foram, ou serão erguidas com recursos do governo federal. Algumas já estão prontas: sediaram competições nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e, por isso, passarão apenas por reformas. Conheça as regiões de competição:

Região Barra

Região Deodoro

Região Copacabana

Região Maracanã

Sedes do futebol

 

Onde as estrelas se encontram

Quando as centenas de delegações desembarcarem no Rio de Janeiro em 2016, com seus milhares de atletas e demais profissionais envolvidos nos Jogos, o primeiro destino será a Barra da Tijuca. O bairro carioca foi escolhido para receber a Vila Olímpica e Paraolímpica, casa dos atletas durante as competições. É lá que os esportistas passarão parte do tempo quando não estiverem em suas provas ou treinos e é lá que todos viverão uma experiência única.

Vila Olímpica e Paralímpica


Instalações não esportivas


Treinamento - Mais estrutura para nossos atletas

Um dos pilares do Plano Brasil Medalhas é a construção, reforma e operação de centros de treinamento para modalidades olímpicas e um centro de treinamento para 15 modalidades paraolímpicas. A maior parte das instalações está com obras aceleradas ou já entregues. Além dos CTs em andamento ou já concluídos, há outros projetos em análise.

Os locais de treinamento definidos no Plano Medalhas têm duas finalidades. Uma é contribuir com a reta final da preparação das equipes para o Rio 2016. Neste caso se incluem o CT paraolímpico em São Paulo, o do judô na Bahia, do handebol e da ginástica em São Bernardo, assim como o da ginástica em Curitiba, o da canoagem slalom em Foz do Iguaçu e os centros de tiro esportivo e pentatlo já existentes em Deodoro (Rio de Janeiro), utilizados pelas confederações há alguns anos. Mas a maior parte das instalações foi prevista para além de 2016, como legado para o esporte brasileiro nos próximos ciclos olímpicos.

Após os Jogos Olímpicos, essas estruturas estarão disponíveis para as modalidades e comporão a Rede Nacional de Treinamento, que abarcará desde as instalações de competição olímpicas em construção ou adaptação no Rio até os 285 Centros de Iniciação ao Esporte que serão construídos em 263 municípios do país, passando por centros de treinamento de modalidades, complexos esportivos e estruturas locais das cidades.