Geral
Casa Brasil
CIEs preveem investimentos de R$ 840 milhões em 223 municípios
Os modelos de gestão do Programa Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), do Ministério do Esporte, foram tema de um seminário apresentado nesta quarta-feira (14), na Casa Brasil. A apresentação voltada a um público formado por representantes de prefeituras municipais serviu para explicar o funcionamento do programa, tirar dúvidas sobre o tema e também para troca de experiências entre os participantes.
Os Centros de Iniciação ao Esporte fazem parte da Rede Nacional de Treinamento e são destinados a identificar talentos, formar atletas e incentivar a prática esportiva em territórios de vulnerabilidade social, com instalações esportivas que seguem requisitos oficiais. Serão construídos 233 centros (há obras em andamento em 38 deles) em 223 municípios em todo o país e o investimento será de R$ 840 milhões. O primeiro CIE foi inaugurado em de junho, no município de Franco da Rocha (SP).
» Atualmente, 38 centros estão em obras
O projeto integra em um único espaço físico atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Silvana Rigolin Ferreira, coordenadora de projetos da Secretaria de Esporte e Lazer de Campinas, aproveitou o encontro para se aprofundar no tema. "Nosso município tem grande interesse em implantar o CIE, mas é um grande desafio. Com as apresentações de hoje encontramos caminhos para fazer avançar o projeto da nossa cidade", disse.
"Não basta apenas construir o centro de treinamento, é preciso também uma gestão planejada e eficiente para garantir a manutenção do espaço. Além disso, é importante assegurar a participação da comunidade, pois quando a população local abraça o projeto a chance de sucesso é muito maior", explicou Débora Caldeira, engenheira do Ministério do Esporte e palestrante do evento.
Equipe Casa Brasil