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12/09/2016 18h42

Casa Brasil

Oportunidades para o turismo brasileiro em pauta

Seminário reuniu diversos setores do turismo e debateu as perspectivas de exploração do Brasil

A necessidade de uma maior interação entre governo e setor privado para que o turismo brasileiro se desenvolva. Essa foi a tônica do Seminário Turismo – Tendências e Oportunidade de Mercado organizado, realizado nesta segunda-feira (12) pelo Ministério do Turismo em parceria com a Apex-Brasil na Casa Brasil.

Entre os temas abordados estiveram o mercado hoteleiro do Rio de Janeiro, que passa por um processo de expansão impulsionado pelos grandes eventos, a importância do diálogo do setor com o Congresso Nacional e a potencialidade de exploração dos parques nacionais no turismo. Os debatedores e expositores foram representantes de secretarias de Turismo de estados de todas as regiões, de empresas públicas e privadas, e das entidades da hotelaria, cruzeiros marítimos, parques temáticos, empreendimentos de lazer, entre outros.

Foto: Rafael Azeredo / Casa Brasil
Foto: Rafael Azeredo / Casa Brasil

"O evento faz parte de um processo que se intensifica para sensibilizar gestores públicos, empresários e entidades do setor para a necessidade de trabalharmos com mais sinergia pela causa do turismo", afirmou o secretário Nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima.

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, disse que o turismo brasileiro já tem um diagnóstico de oportunidades e desafios e que agora é hora de partir para as deliberações. Fez referência ao exemplo do Rio de Janeiro que, segundo ele, passou por enorme período de dificuldade e superou as expectativas, dando um belo exemplo nos Jogos Olímpicos.

Para o empresário Guilherme Paulus, do grupo hoteleiro GJP e da CVC, os agentes que fazem o turismo precisam trabalhar mais em conjunto. "Estamos redescobrindo o Brasil e precisamos buscar uma forma de nos reencontrarmos com o mercado", disse, ao defender ações mais agressivas de promoção do pais internamente e no exterior.

A segunda parte do seminário foi dedicada à apresentação de projetos dos estados e municípios abertos a investimentos para desenvolver o turismo. Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais (Ouro Preto), apresentaram seus portfólios de projetos que vão desde a construção de centros de eventos, complexos de lazer, roteiros de turismo religioso até um parque temático da biodiversidade brasileira nas proximidades de Manaus.

Equipe Casa Brasil