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TURISMO
Embratur comemora 50 anos em evento na Casa Brasil
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou nesta quinta-feira (15) da solenidade em comemoração aos 50 anos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), no auditório da Casa Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). No encontro, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, apresentou a nova marca comemorativa da instituição e agradeceu aos funcionários e ex-funcionários pelo empenho no desenvolvimento do setor.
"Atualmente, o turismo é o sétimo item da balança de exportações brasileira. São quase US$ 6 bilhões. Esse é o resultado do esforço de toda essa equipe comprometida que faz da Embratur uma instituição sólida, que agora completa 50 anos", declarou o ministro Alberto Alves. Também foi apresentada a programação com as ações em homenagem ao meio século do instituto. Entre elas, estão sessão solene no Congresso Nacional, realização de seminário, criação de medalhas alusivas ao cinquentenário, emissão de selo comemorativo pelos Correios e lançamento de um livro.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, destacou que há cinco décadas, a Embratur conecta o mundo ao Brasil e aos brasileiros, trazendo desenvolvimento para todas as regiões do País: “O Instituto se tornou protagonista na construção da imagem do Brasil e contribuiu para alavancar a cadeia turística nacional. Agora apresentamos uma Embratur renovada e cada vez mais relevante, pautada no modelo das organizações internacionais responsáveis por elevar seus países a líderes no mercado de turismo”.
Gerson Antônio Fonseca, 77 anos, foi o primeiro funcionário da Embratur, onde trabalhou por 28 anos, e esteve presente na cerimônia. "A Embratur teve papel fundamental para o desenvolvimento do setor. É um grande orgulho fazer parte dessa história", disse. Gerson aproveitou o encontro para entregar documentos históricos ao atual presidente, incluindo um parecer assinado pelo próprio Gerson que transformava a então empresa pública em instituto.
A Embratur foi fundada em 1966 como empresa pública, com sede no Rio de Janeiro. Com a criação do Ministério do Turismo, em 2003, ela passou a ser responsável pela promoção, marketing e comercialização de produtos turísticos brasileiros no exterior. Em 2005, participou da criação da Marca Brasil e do lançamento do Plano Aquarela.
Equipe Casa Brasil