Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Diversidade da música brasileira continua em cartaz na Casa Brasil

Geral

21/08/2016 17h39

CULTURA

Diversidade da música brasileira continua em cartaz na Casa Brasil

De 25 a 28 de agosto, artistas como Carlos Lyra, Wanda Sá, Quarteto em Cy, Leci Brandão e Fafá de Belém animarão o público, que poderá, também, participar de oficinas de samba

A programação cultural da Casa Brasil para as Olimpíadas e Paralimpíadas segue a todo vapor nesta semana. De quinta-feira (25) a domingo (28), artistas como Carlos Lyra, Wanda Sá, Quarteto em Cy, Nilze Carvalho, Leci Brandão, Tantinho da Mangueira e Fafá de Belém animarão os visitantes do espaço idealizado pelo governo federal para exibir a diversidade cultural brasileira durante os jogos.

Na quinta-feira (25), Carlos Lyra (foto), Wanda Sá e Quarteto em Cy apresentam o espetáculo Para sempre Vinícius. Os artistas interpretarão grandes sucessos de Vinícius de Moraes e contarão histórias que viveram ao lado do poeta, cantor e compositor. O encontro marca 54 anos da música Garota de Ipanema, composta em 1962 por Vinícius e Tom Jobim.

Foto: Divulgação - Prefeitura de São Paulo


Na sexta-feira (26), será a vez de Nilze Carvalho e banda se apresentarem na Casa Brasil. A cantora, compositora e bandolinista fluminense, apresentará repertório baseado em choro e samba. Seu mais recente trabalho, o CD Verde Amarelo Negro Anil, foi indicado ao Grammy Latino 2015 na categoria melhor Álbum de Samba.

No sábado (27), a noite será de samba. Leci Brandão e Tantinho da Mangueira apresentam o quarto show do projeto O Século de Samba na Casa Brasil. Os artistas apresentam músicas típicas do samba partido alto, estilo surgido no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro. O Século do Samba é uma iniciativa do Banco do Brasil.

Fafá de Belém encerra, no domingo (28), a programação cultural desta semana na Casa Brasil. A cantora paraense apresenta sucessos de sua carreira e canções do seu último disco, Do Tamanho Certo para o meu Sorriso, vencedor do 27º Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Álbum e Melhor Cantora.

Todas as apresentações serão às 19h, no Armazém 2, com entrada franca. Serão disponibilizados 200 ingressos por show, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início dos shows.

Oficinas de Samba

Como parte do projeto O Século do Samba, serão realizadas quatro oficinas para ensinar estrangeiros e brasileiros de todas as idades um pouco mais sobre o ritmo. Na segunda (22) e na quarta-feira (24), serão oferecidas oficinas de percussão e dança de samba de raiz e na terça (23) e na quinta (25), de percussão e dança de escola de samba.

Cada oficina pode atender até 50 pessoas - a participação será por meio de senhas, distribuídas meia hora antes - no Espaço Gastronômico da Casa Brasil, Armazém 2, com início às 15h. Para o aprendizado de percussão, os visitantes receberão um ganzá – um pequeno chocalho – para entrar no clima e aprender a marcação do samba, feitas pelos instrumentos tradicionais: surdo e pandeiro. 

Serviço

Programação da Casa Brasil (25/8 a 28/8)
Shows
25/8, às 19h
Pra Sempre Vinicius - Carlos Lyra, Wanda Sá e Quarteto em Cy

26/8, às 19h
Nilze Carvalho e banda

27/8, às 19h
O Século do Samba - Leci Brandão e Tantinho da Mangueira

28/8, às 19h
Fafá de Belém

Oficinas
22/8 e 24/8, às 15h
Oficina de percussão e dança de samba de raiz

23/08 e 25/08, às 15h
Oficinas de percussão e dança de escola de samba

 Casa Brasil

Período de funcionamento:
Até 18 de setembro. Entrada gratuita.

Visitação:
até 6 de setembro – 14h às 20h
7 a 18 de setembro – 10h às 20h

Localização:
Pier Mauá, armazéns 1 e 2, Rio de Janeiro (RJ)

Acesso:
A pé ou por VLT (estação Parada dos Museus)
Recomendamos consultar os canais de comunicação da Prefeitura Municipal sobre eventuais fechamentos de vias

Equipe Casa Brasil