Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / Brasil Junino mostra festa de São João em pleno agosto

Geral

04/08/2016 14h39

Casa Brasil

Brasil Junino mostra festa de São João em pleno agosto

Ceilândia/DF, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, São Luís/MA, Aracaju/SE e São João da Bahia representam uma das mais tradicionais festas folclóricas do país

Brasil Junino
Espaço simula cenários das festas de São João ao redor do Brasil Foto: Allex Neder / Casa Brasil

Tradição no país inteiro, principalmente no nordeste, as festas juninas estão bem representadas na Casa Brasil. A mostra Brasil Junino apresentará as festividades por meio de fotografias e peças audiovisuais expostas em um conjunto cenográfico típico, uma réplica de uma vila do interior do nordeste.

Entre as principais festas juninas do país estão representações de Ceilândia/DF, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, São Luís/MA e Aracaju/SE, além do São João da Bahia que é comemorado em todo o estado. O grupo Balé Flor do Cerrado, de Brasília, é o responsável por dar vida ao espaço, com apresentações típicas de São João.

As festas Juninas se estendem pelos meses de Junho, Julho e Agosto, sendo o maior e mais organizado movimento folclórico do país pela sua abrangência temporal e espacial. Os visitantes nacionais e internacionais terão a oportunidade de conhecer as características dos festejos juninos através de peças representativas do artesanato nacional e dos figurinos característicos dos grupos folclóricos, além de elementos decorativos típicos dessa tradição genuinamente brasileira.

O São João é um movimento cultural com "cor vermelha de fogo, calor de brasa ardente", como descreve a historiadora e pesquisadora Carmem Lélis. E essa presença marcante das tradições estará presente na ampla programação cultural com shows acústicos de grandes nomes da música brasileira, além de apresentações de danças folclóricas com o Balé Flor do Cerrado, quadrilhas juninas e outras atrações representativas da cultura junina do Brasil. Degustações de cachaça e derivados do milho, eleitos como representantes da gastronomia típica do período junino, também estarão presentes.

"Ter o projeto escolhido pelo Ministério do Turismo e contar com o apoio da Caixa é muito importante porque estar na Casa Brasil enriquece e engrandece o movimento junino. Não havia lugar melhor e com mais força para dizer da força dessa tradição que a Casa Brasil", ressaltou a curadora da mostra, Edilane Oliveira.

Equipe Casa Brasil