Você está aqui: Página Inicial / Megaeventos / Casa Brasil / A diversidade cultural do Brasil exposta para o mundo

Geral

03/08/2016 23h07

Casa Brasil

A diversidade cultural do Brasil exposta para o mundo

Mostra apresenta 38 bens declarados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Fitinhas do Senhor do Bonfim
As tradicionais fitinhas senhor do bonfim estão expostas em um mural Foto: Allex Neder / Casa Brasil

Entre os vários aspectos que o brasileiro pode bater no peito e mostrar ao mundo com orgulho é quanto à sua diversidade cultural. E, claro, a Casa Brasil conta com um espaço dedicado a apresentar toda a riqueza de norte a sul e leste a oeste do país. A representação de parte dessa diversidade será encontrada na exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos.

A mostra apresenta 38 bens declarados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cinco deles declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Por meio de recursos audiovisuais e interatividade, em ambientes recriados e textos didáticos, o público poderá conhecer e vivenciar os bens culturais brasileiros divididos em quatro categorias: saberes, lugares, celebrações e formas de expressão. Estão, entre outros, o mamulengo, a roda de capoeira e o samba do recôncavo baiano.

Artesanato
Foto: Allex Neder / Casa Brasil

Os bens culturais de natureza imaterial são aqueles que dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

A exposição teve início em 2014, no Rio de Janeiro, e já passou por diversas cidades brasileiras. Na abertura, estavam expostos 30 bens culturais declarados patrimônio imaterial. Ao longo do percurso, oito novos foram incorporados devido à ampliação do registro feito pelo Iphan.

A mostra é promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) O projeto foi idealizado pela relações públicas Fernanda Pereira, pelo produtor cultural Luiz Prado e pela pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella e tem curadoria de Luciano.

Equipe Casa Brasil