Você está aqui: Página Inicial / Gestão do Legado / Vilas Olímpicas

Vilas Olímpicas

A presença da elite do esporte mundial no Rio de Janeiro certamente será um grande estímulo para que jovens brasileiros trilhem o caminho esportivo. Ver os ídolos de diversas modalidades de perto é um dos fatores que podem ajudar o país a se tornar uma potência olímpica. Outro passo importante nesse sentido são as Vilas Olímpicas do Rio de Janeiro. Ao todo, a cidade possui 10 complexos esportivos destinados à população. Cada vila conta com cerca de 10 mil crianças e adolescentes, não só praticando esportes, mas também participando de atividades culturais, educacionais, sociais e de saúde.

Cidade Olímpica

Cidade Olímpica#O Rio de Janeiro já conta com 10 Vilas Olímpicas que atendem cerca de 10 mil crianças e adolescentes cada

O Rio de Janeiro já conta com 10 Vilas Olímpicas que atendem cerca de 10 mil crianças e adolescentes cada

As vilas se localizam nos bairros Maré, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Jacarepaguá, Campo Grande, Deodoro, Acari, Padre Miguel, Santa Cruz e Gamboa. Cada complexo conta com piscina, quadra poliesportiva coberta, pista de atletismo, campo de futebol e salas para atividades como balé, artes marciais, ginástica, atividades para idosos, parque infantil e churrasqueira. Algumas unidades têm também quadras de tênis e de vôlei de praia e pista de skate.

As Vilas Olímpicas recebem todos os dias centenas de estudantes da rede pública de ensino e estão posicionadas estrategicamente em locais que não contavam com instalações esportivas ou de lazer. Desenvolvido visando à integração de jovens carentes, o trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, responsável por administrar as instalações e desenvolver os projetos.

Fonte: Cidade Olímpica