Você está aqui: Página Inicial / Gestão do Legado / TransOeste

TransOeste

Em operação desde junho de 2012, a TransOeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz de Campo Grande. Funcionando como o primeiro corredor de alta capacidade para BRTs (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro, a via corta nove bairros e encurta distâncias, beneficiando 150 mil passageiros por dia e reduzindo o tempo de deslocamento em até 40%.

A TransOeste tem 52 km de extensão e cruza a Barra da Tijuca (a partir do Jardim Botânico), Santa Cruz, Campo Grande, Paciência, Sepetiba, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes. Um dos principais benefícios foi a diminuição dos engarrafamentos, sobretudo na Serra da Grota Funda, devido à obra do túnel na região. Outro grande ganho para a cidade foi a restauração de 255 mil m² de asfalto (além da implantação de mais 522 mil m²). O Rio passou a ter também 3.650 novos pontos de luz.

As obras para levar o corredor até o Jardim Oceânico, na Barra, fazendo integração com a futura estação da Linha 4 do metrô, já começaram. Orçada em R$ 94,9 milhões, o novo trecho, denominado Lote Zero, contará com mais oito estações, ampliando o traçado para 58 quilômetros até 2016.

Fonte: Cidade Olímpica