Parque dos Atletas
Concluído em agosto de 2011 e localizado na Barra da Tijuca, o Parque dos Atletas, com 150 mil metros quadrados, foi a primeira instalação olímpica entregue no Rio de Janeiro visando aos Jogos de 2016. Antes de se transformar em um local voltado para a prática esportiva, o lugar serviu de palco para outro evento que faz com que a Cidade Maravilhosa seja conhecida em todo o planeta: o Rock In Rio. Em 2011 e em setembro de 2013, diversas estrelas da música internacional passaram por ali e encantaram milhões de fãs.
O Parque dos Atletas é usado, de segunda a sexta-feira, por professores contratados pela Prefeitura do Rio de Janeiro que dão aulas gratuitas de diversas modalidades, como tênis, vôlei, basquete, futebol soçaite, handebol e musculação.
O parque está equipado com quadras de tênis, muros de escalada, parque infantil e academias de ginástica para pessoas de todas as idades. Há, ainda, vestiários, chuveiros e uma pista de 1.420 metros para ciclistas, corredores e aqueles que querem simplesmente caminhar.
Durante os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016, o Parque dos Atletas funcionará como uma área de lazer para as delegações hospedadas na Vila dos Atletas, localizada em um terreno em frente. Para que os atletas e membros das delegações tenham acesso exclusivo ao local, uma rampa será construída ligando a vila ao parque.
Fonte: Cidade Olímpica