Você está aqui: Página Inicial / Gestão do Legado / Legado de infraestrutura / Porto Maravilha

Porto Maravilha

Depois de décadas de abandono, a região portuária, porta de entrada de quem desembarca no Rio de Janeiro pelo mar, será totalmente revitalizada para os Jogos de 2016. A Operação Urbana Porto Maravilha transformará a região e será um dos mais importantes legados olímpicos da cidade. O projeto Porto Maravilha já reurbanizou 24 ruas na região, sendo oito na parte baixa dos bairros da Gamboa e da Saúde e outras 16 no histórico Morro da Conceição.

Durante os Jogos de 2016, o Porto Maravilha abrigará um espaço de 145.500 metros quadrados, denominado Porto Olímpico, que reunirá a Vila de Mídia e de Árbitros e instalações operacionais. O Porto Olímpico está sendo construído em um local conhecido como Praia Formosa, nos arredores da Rodoviária Novo Rio. Seu projeto prevê o maior edifício residencial da cidade, com 40 andares, dotado de apartamentos de dois e três quartos. No total, serão sete prédios, cujo objetivo é chegar a 3.990 quartos. O projeto inclui também dois hotéis, com 500 quartos cada um. Com isso, serão 4.990 quartos prontos para uso em 2016.

Cidade Olímpica
Cidade Olímpica#Projeto do primeiro complexo residencial na região portuária
Projeto do primeiro complexo residencial na região portuária

No total, 5 milhões de metros quadrados serão revitalizados no projeto Porto Maravilha, que prevê a derrubada completa do Elevado da Perimetral, com sua substituição por uma malha de vias expressas, mergulhões e túneis que vão reintegrar a região com o restante da cidade.

Além disso, serão inaugurados dois novos museus e parte da Avenida Rodrigues Alves será transformada em um boulevard cortado pelo Veículo Leve Sobre Trilhos, uma espécie de bonde moderno e não poluente com capacidade para transportar 450 pessoas.

Para fazer o papel que hoje cabe à Avenida Rodrigues Alves, mas com maior capacidade de tráfego de veículos, surge o Binário do Porto, batizado de Oscar Niemeyer, em homenagem ao inesquecível arquiteto, falecido no fim de 2012. Com as novas malhas viárias, a região portuária entrará em uma nova era no que diz respeito ao fluxo de trânsito.

Mais informações: Cidade Olímpica e Porto Maravilha