Você está aqui: Página Inicial / Gestão do Legado / Legado de infraestrutura / CTR Seropédica

CTR Seropédica

Inaugurado em 2011, o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica surgiu para substituir o antigo Aterro Sanitário de Gramacho, que funcionava desde 1978 no Rio de Janeiro. Localizado na Baixada Fluminense, o CTR de Seropédica é o local para onde vai o lixo produzido na capital fluminense. O centro tem a capacidade de receber até 10 mil toneladas de resíduos por dia, tudo tratado com técnicas e equipamentos modernos e respeitando as normas internacionais de respeito ao meio ambiente no processamento de resíduos sólidos.

 A preocupação com o meio ambiente é uma das marcas registradas do CTR de Seropédica. Para impedir que haja contaminação do solo, o local tem camadas extras de proteção e sensores que detectam vazamentos. São três camadas de impermeabilização com mantas de polietileno — tipo de plástico utilizado em objetos como sacolas, embalagens e plástico bolha.

Cidade Olímpica
Cidade Olímpica#CRT Seropédica: mais responsabilidade no tratamento do lixo do Rio de Janeiro
CRT Seropédica: mais responsabilidade no tratamento do lixo do Rio de Janeiro

Antes de chegar ao CTR de Seropédica, o lixo passa pelos caminhões que o recolhem na cidade e pelas estações de transferência. Das estações, carretas carregadas levam os resíduos até o centro. Chegando lá, o lixo é pesado e classificado antes de alcançar o destino final. Por segurança, todo o conteúdo reunido no CTR deve ser coberto em no máximo 24h, evitando a proliferação de insetos e de roedores e a presença de urubus.

 A sustentabilidade também é uma das preocupações do CTR de Seropédica. Pensando nisso, o centro contará com uma usina de tratamento de chorume — líquido produzido pela decomposição do lixo — e com uma de biogás. A primeira transformará o chorume em água reaproveitável dentro do próprio CTR. Já a usina de biogás tratará o composto para transformá-lo em combustível ou até gerar energia, além de reduzir a emissão de poluentes.

 Fonte: Cidade Olímpica