Ginásio Experimental Olímpico (GEO)
Da união entre a educação e o desenvolvimento esportivo surgiu o projeto do Ginásio Experimental Olímpico (GEO). Criado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o GEO integra o universo educacional com a possibilidade de formar novos atletas. No total, o Rio de Janeiro contará com cinco unidades até 2016 (sendo uma paraolímpica). Três delas já estão em pleno funcionamento.
Para entrar no GEO, os candidatos passam por um teste de aptidão física. Uma vez aprovados, a lista de exigências para seguir a rotina de treinos — com carga de pelo menos duas horas diárias — passa pelo desempenho acadêmico. Há um acompanhamento em relação às notas dos alunos, que precisam mantê-las em um determinado nível para seguir treinando.
Além da prática esportiva, o GEO ainda serve como complemento para a escola, já que conta com aulas de português, matemática, ciências e inglês. Em relação à parte esportiva do projeto, as modalidades que estão em andamento pelo GEO são: atletismo, tênis de mesa, vôlei, natação e futebol.