Geolimpíadas
Em 13 de setembro de 2012, na mesma solenidade que marcou o lançamento do Plano Brasil Medalhas, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que criou o Comitê Gestor dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 (CGOLIMPÍADAS), competente para definir as diretrizes e ações do governo federal para a realização dos Jogos Rio 2016 e para supervisionar os trabalhos do Grupo Executivo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 (GEOLIMPÍADAS), sem prejuízo das competências da Autoridade Pública Olímpica (APO).
A estrutura, que funciona de forma semelhante ao Comitê Gestor da Copa (CGCOPA), reúne os ministérios envolvidos na organização dos Jogos, sob coordenação do Ministério do Esporte.
Cabe ao GEOLIMPÍADAS aprovar e coordenar as atividades do governo federal referentes aos Jogos Rio 2016 desenvolvidas por órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, ou financiadas com recursos da União. O GEOLIMPÍADAS é formado por representantes dos ministérios do Esporte – que o coordena –, da Casa Civil da Presidência da República, da Justiça, da Defesa, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União.
Decreto de criação do CGOlimpíadas e GEOlimpíadas - Download
Portarias
Membros do GEOlimpíadas - Download
Substituição de membro - Download
Criação do GAJ-Olimpíadas - Download
Membros do GAJ-Olimpíadas - Download
Documentos anexos
» Relatório sobre o legado de sustentabilidade dos Jogos Rio 2016