Você está aqui: Página Inicial / Coberturas em tempo real / Abertura dos Jogos Rio 2016
Abertura dos Jogos Rio 2016

Abertura dos Jogos Rio 2016

06/08/2016 00h41
Cobertura do brasil2016.gov.br da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Nos últimos #95Dias, minha vida foi andar por este país pra ver se um dia eu descanso feliz! Guardando as recordações...😍 @Rio2016

— Chama Olímpica (@ChamaOlimpica) August 6, 2016

O momento simbólico de Guga com a tocha no Maracanã

Queima de fogos que encerrou a festa de abertura

A pira ambientalmente correta que encerra o tour da tocha

A pira no Brasil quebra uma tradição de piras que produzem enorme volume de fogo. A do Rio, não. Ela é intencionalmente pequena, de baixa emissão. Simbolicamente, a pequena chama atende aos desafios de reduzir a queima de gases poluentes. 

Para emoldurar a pequena chama surge por trás uma enorme escultura do artista plástico Anthony Howe que representa o sol, esta sim uma fonte de energia que devemos buscar. Ao ser colocada em movimento, formam-se espirais que representam a vida. 

O momento marcante de Vanderlei Cordeiro de Lima

Ele encarna tudo o que o olimpismo exige. Fair play, humildade, capacidade de superação, força mental e persistência. Vanderlei Cordeiro de Lima foi o escolhido para acender a pira olímpica que declarou abertos simbolicamente os Jogos Rio 2016. Medalha de bronze nos Jogos de Atenas, em 2004, Vanderlei liderava a Maratona até a fase final da prova quando foi atacado  por um padre irlandês, que o tirou da corrida por alguns instantes. Ele perdeu a liderança e a medalha de prata, mas foi capaz de celebrar com alegria de criança o fato de ter conseguido o bronze.

 

Nova York também está verde e amarela

O mais famoso edifício do mundo, o Empire State Building, em Nova York (Estados Unidos), está iluminado com as cores brasileiras:

Fotos: Consulado Brasileiro em Nova York

Entre os voluntários que levam o nome de cada país havia cinco transexuais dirigindo os triciclos, um gesto em favor da tolerância. Uma delas foi a modelo Lea T, primeira transexual a assinar contrato com uma empresa de cosméticos e hoje uma das principais top models brasileiras. Filha de Toninho Cerezo, ex-jogador da seleção brasileira de futebol, ela carrega o nome do Brasil.

 

Momento em que árvores cenográficas se transformam nos aros olímpicos

Delegação brasileira emociona o Maracanã e o mundo

Gisele e Niemeyer, uma mistura mais do que feliz

Em outro dos momentos marcantes da cerimônia, Gisele Bündchen desfila numa passarela adornada pelas curvas mundialmente conhecidas do traço do arquiteto Oscar Niemeyer. 

Vídeo: a cantora Anitta explica como será a sua participação no Maracanã

Um pouquinho de tudo no Face do brasil2016.gov.br

Mais da pira no Boulevard Olímpico

O Boulevard Olímpico é forte candidato a um dos lugares mais frequentados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. É lá que a chama dos Jogos será colocada, depois da Cerimônia de Abertura no Maracanã, nessa região em frente à Igreja da Candelária. Ali pertinho estão o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), a Praça Mauá, revitalizada para os Jogos, o mural do artista Kobra. E o VLT, o bonde moderno, passa bem por ali. Vale demais curtir. 

Making of: como foram fabricados os pillows do início da cerimônia

A cena inicial da cerimônia mostrou uma estampa de Athos Bulcão feita com 250 grandes folhas de papel metalizado, manipulados por 100 pessoas. Veja como o"pillows" (travesseiro em inglês) foram feitos: 

Clique mais do que especial

Foto consegue enquadrar, em um só frame, a entrada das delegações, os rostos ao fundo que ajudaram a tornar real a cerimônia de abertura e a passarela criada para a passagem dos atletas pelos artistas. 

Andy Murray comanda a entrada da Grã-Bretanha

Atual campeão olímpico e segundo colocado no ranking do tênis profissional, Andy Murray foi o porta-bandeiras da Grã-Bretanha. 

Outro momento para ficar na retina

Um emaranhado verde simbolizando o nascimento da floresta. Borboletas amarelas se transformam na sombra de um gigante que revela a entrada de grupos de indígenas. Eles se aproximam do centro do palco, sob o ritmo marcado de seus cantos e passos. Dançarinos do Festival de Parintins representam os povos da floresta. A tela transparente revela-se feita de centenas de longos elásticos que os indígenas manipulam em danças que recriam os padrões de sua arte e terminam por formas ocas no centro do palco.

O elenco indígena veio de Parintins, onde todo mês de junho, há meio século, os Bois Caprichoso e Garantido se enfrentam culturalmente na arena no meio da floresta amazônica. Foram 72 dançarinos das duas agremiações juntos para representar a herança indígena. 

Saiba quem são os 207 porta-bandeiras da cerimônia de abertura

Além de nomes famosos, como o nadador Michael Phelps, dos Estados Unidos, e o tenista Rafael Nadal, da Espanha, a lista conta com a pernambucana Yane Marques, do pentatlo moderno, que foi escolhida para levar a bandeira do Brasil. Pelo time de refugiados, a escolhida foi a corredora Rose Nathike Lokonyen, do Sudão do Sul.

» Confira a lista completa

Vídeo: as boas notícias da cerimônia de abertura

Os telões do Maracanã - e a transmissão internacional do evento - mostraram um vídeo com projetos de reflorestamento que estão sendo realizados em várias partes do planeta. Reveja: 

A toda poderosa delegação dos EUA

Com o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos à frente da delegação, os sempre favoritos atletas dos Estados Unidos entraram no Maracanã. Phelps, o porta-bandeiras, reúne 22 pódios olímpicos, com 18 ouros. 

Um país em construção

Um retrato das cidades contemporâneas e de seus complexos urbanos emaranhados ficou desenhado nessa estrutura, usada para a apresentação de Jorge Ben Jor e para performances de artistas-acrobatas. Os rostos representam a diversidade, um dos temas-símbolo do espetáculo, e são de pessoas que de alguma forma ajudaram a fazer a cerimônia de abertura. 

Fogos de artifício no Maracanã

Em muitos dos momentos mais marcantes da Cerimônia de Abertura, o teto do estádio se torna um pouco de praia de Copacabana em tempos de Reveillón, com fogos de artifício e muitas luzes.

 

 

O voo mágico do 14 Bis

Seguramente um dos momentos mais mágicos da Cerimônia de Abertura, o voo do 14 Bis no Maracanã e nos pontos mais icônicos do Rio de Janeiro (nas telas de televisão), ao som de Samba do Avião,  é daqueles instantes candidatos a ficarem marcados no imaginário olímpico das próximas gerações. 

 

 

Momento de olhar para o planeta que desejamos

Depois do momento festa na abertura, um espaço para uma mensagem de conscientização em relação ao que temos feito com o nosso planeta, em especial no que se refere aos recursos naturais. Segundo os diretores do espetáculo, a ciência tem uma mensagem clara de que não podemos continuar vivendo e consumindo como temos feito se quisermos um futuro viável. 

A mensagem positiva diante desse cenário é a seguinte: árvores são a melhor maneira de se capturar carbono. Há grandes projetos de reflorestamento ao redor do planeta. E os atletas olímpicos farão parte dessa campanha. Cada um deles será responsável pelo plantio de uma muda de plantas nativas brasileiras. Todas as 10 mil serão levadas para o Parque Radical, em Deodoro. Lá ficará a Floresta dos Atletas, como um legado dos Jogos do Rio de Janeiro. 

Momento Baile-Charme no Maracanã

Na fase mais festiva antes da entrada dos atletas, 1.500 dançarinos enchem o palco e os 60 mil da plateia entram na onda numa coreografia do baile charme, que os espectadores aprenderam no pré-show. 

O caldo de cultura que nos fez o que somos

Índios, navegantes europeus, escravos africanos. Um pouco desse caldo que nos constituiu como nação aparece no início da cerimônia de abertura. 

Hasteamento da bandeira brasileira

Começou. Mosaicos simulam arte de Athos Bulcão

Antes da execução do Hino Nacional Brasileiro cantado por Paulinho da Viola, uma apresentação com mais de mil bailarinos simulou 250 grandes folhas de papel metalizado e brincou com a obra geométrica do artista Athos Bulcão. 

Vai começar!

Foto: Getty Images

Breve ensaio para a abertura

Nos últimos 15 minutos, a artista Regina Casé esteve no palco do Maracanã e convidou os espectadores para um breve ensaio sobre algumas coreografias que serão usadas durante a Cerimônia de Abertura. Em alguns instantes, com danças, mímicas e celulares, os espectadores serão coadjuvantes importantes no efeito da cerimônia. É daqui a pouco. 

 

Tá bonito ou não tá?

Curte aí essa imagem aérea do Maracanã. Já já começa a cerimônia de abertura.

Foto: Getty Images

Tour da tocha termina em pontos icônicos do Rio

Cristo Redentor, Pão de Açúcar e praias de Ipanema e Copacabana fizeram parte do último trajeto da tocha antes do início da Cerimônia de Abertura


» Confira a reportagem completa

Maracanã entrando no clima da abertura

Australianos no Maraca

A Austrália, um dos primeiros países a desfilar na cerimônia de abertura, já tem torcida no Maracanã. Foto: Getty Images

Tuvalu, Chade, Mauritânia, Vanuatu... As menores delegações do Rio 2016 celebram os Jogos Olímpicos do Brasil

Timuani Etimo será o único atleta tuvalunês nas Olimpíadas. E várias outras delegações só terão dois representantes. Conheça um pouco sobre seus países e veja o que eles pensam de fazer parte do maior evento esportivo do planeta.

» Confira a reportagem completa

Brasil2016.gov.br

Confira a lista dos 207 porta-bandeiras da cerimônia

A lista de porta-bandeiras de todas as delegações que participam dos Jogos Olímpicos foi publicada nesta sexta-feira (05.08), horas antes da cerimônia de abertura, na página oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI). São 207 porta-bandeiras, incluindo o do Time Olímpico de Refugiados (TOR), que pela primeira vez participará dos Jogos.

» Confira a lista completa

Além de nomes famosos, como o nadador Michael Phelps, dos Estados Unidos, e o tenista Rafael Nadal, da Espanha, a lista conta com a pernambucana Yane Marques, do pentatlo moderno, que foi escolhida para levar a bandeira do Brasil. Pelo time de refugiados, a escolhida foi a corredora Rose Nathike Lokonyen, do Sudão do Sul.

brasil2016.gov.br