Sydney-2000

Momento histórico

O nadador australiano Ian Thorpe foi o grande destaque, tendo faturado, com apenas 17 anos, cinco medalhas, três delas de ouro (conquistou ainda duas pratas). Quem também se destacou foi a nadadora holandesa Inge de Bruijn, com quatro medalhas: três de ouro e uma de prata.

# O australiano Ian Thorpe, então com 17 anos, faturou cinco medalhas nos Jogos de Sydney
O australiano Ian Thorpe, então com 17 anos, faturou cinco medalhas nos Jogos de Sydney

Classificação por total de medalhas

* As medalhas de prata foram conquistas no atletismo, revezamento 4x100m, com Claudinei Quirino da Silva, Edson Luciano Ribeiro, André Domingos da Silva, Vicente Lenílson de Lima e Cláudio Roberto; no judô, com Tiago Henrique de Oliveira Camilo e Carlos Eduardo Honorato; na vela, com Robert Scheidt na classe Laser; e no vôlei de praia, com Adriana Brandão Behar e Shelda Kelly Bruno Bede e José Marco Nóbrega Ferreira de Melo e Ricardo Alex Costa Santos. Os bronzes vieram com a Seleção de basquete feminino; com a Seleção de vôlei feminino; no vôlei de praia, com Adriana Ramos Samuel e Sandra Tavares Pires; na vela, com Marcelo Bastos Ferreira e Torben Schmidt Grael, na classe Star; na natação, revezamento 4x100m livre, com Carlos Alberto Borges Jayme, Edvaldo Valério da Silva, Fernando de Queiroz Scherer e Gustavo França Borges; e no hipismo, salto por equipes, com Álvaro Affonso de Miranda Neto, André Bier Johannpeter Aspen, Luiz Felipe Cortizo G. de Azevedo Calei e Rodrigo de Paula Pessoa Ralph

Você sabia?

Considerada uma das mais bem organizadas de todos os tempos, a Olimpíada de Sydney foi marcada pelo espírito de união dos atletas das duas Coreias, cujas delegações marcharam juntas no desfile de abertura, sob uma mesma bandeira. Outro fato interessante foi a participação de quatro esportistas do Timor Leste. Como àquela época o Timor ainda não havia se tornado um país independente, eles participaram como “atletas olímpicos individuais” e competiram sob a bandeira olímpica. O triatlo e o taekwondo foram incorporados às modalidades olímpicas definitivamente e passaram a valer medalhas. Também em Sydney, o controle antidoping passou a adotar o exame de sangue em seus testes.