Seul-1988

Momento histórico

As Olimpíadas de Seul foram palco de momentos memoráveis, como a medalha de ouro conquistada pela alemã Steffi Graf, que, com o feito, fechou naquele ano o chamado Golden Slam, tendo sido até hoje a única (entre homens e mulheres) a ter conquistada, na mesma temporada, os títulos do Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon, US Open e o ouro olímpico. Entretanto, nada marcou tanto aquela edição como o escândalo de doping protagonizado pelo velocista canadense Ben Johnson. Nos 100m, ele não só derrotou a estrela norte-americana Carl Lewis, campeão olímpico quatro anos antes, como cravou a incrível marca (para a época) de 9s79, celebrada em todo o planeta. Entretanto, dois dias depois, veio a notícia de que Johnson havia sido flagrado no exame antidoping por uso de esteróide anabolizante. A notícia teve gigantesca repercussão mundial e inaugurou para valer a discussão sobre o doping, já que o canadense foi a primeira grande personalidade a ser apanhada por exames antidoping.

Shutterstock
Shutterstock # Com o ouro olímpico, a tenista Steffi Graf fechou o Golden Slam
Com o ouro olímpico, a tenista Steffi Graf fechou o Golden Slam

Classificação por total de medalhas

* A medalha de ouro foi conquistada por Aurélio Miguel, no judô. As de prata vieram no atletismo, com Joaquim Cruz nos 800m, e no futebol masculino. As de bronze foram conquistadas por Robson Caetano da Silva, no atletismo, nos 200m, e na vela, com Nelson Castanheira Barros Falcão e Torben Schimidt Grael, na classe Star, e Clinio Marcelino de Freitas Neto e Lars Schmidt Grael, na Tornado

Você sabia?

Os Jogos de Seul marcaram a estreia do tênis de mesa nas Olimpíadas e também interromperam um hiato de 64 anos do tênis, que voltou a valer medalhas na Coreia do Sul.