Pequim-2008

Momento histórico

Quem duvidava que o norte-americano Michael Phelps, ganhador de oito medalhas em Atenas, sendo seis de ouro, pudesse se superar acabou testemunhando em Pequim algo ainda mais surpreendente do que o ocorrido na Grécia. No Oriente, Phelps conquistou oito medalhas, todas de ouro. Com isso, tornou-se o maior atleta olímpico de todos os tempos, com 14 medalhas de ouro. Ele deixou para trás quatro lendas do esporte: o nadador norte-americano Mark Spitz; o norte-americano Carl Lewis e o finlandês Paavo Nurmi, ambos do atletismo; e a ginasta da ex-União Soviética Larisa Latynina. Todos haviam obtido nove medalhas de ouro olímpicas. Além de Phelps, o mundo viu surgir um novo fenômeno do esporte: o velocista jamaicano Usain Bolt. Em Pequim, ele faturou três ouros, estabelecendo recordes mundiais nos 100m e 200m (a terceira medalha veio no revezamento 4x100m). Quem também ganhou ouro com direito a recorde mundial que até hoje espera para ser quebrado (5,05m) foi a russa Yelena Isinbayeva, no salto com vara.

# O jamaicano Usain Bolt comemora seu recorde mundial na China
O jamaicano Usain Bolt comemora seu recorde mundial na China

Classificação por total de medalhas

* As medalhas de ouro foram conquistadas com a Seleção Brasileira de vôlei feminino; no atletismo, com Maurren Higa Maggin, salto em distância; e na natação, com Cesar Cielo Filho, 50m livre. As de prata vieram com a Seleção Brasileira de futebol feminino; com a Seleção Brasileira de vôlei masculino; na vela, com Robert Scheidt e Bruno Prada, classe Star; e no vôlei de praia, com Marcio Araújo e Fabio Luiz. As de bronze foram conquistadas com a Seleção Brasileira de futebol masculino; no judô, com Ketleyn Quadros, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo; no taekwondo, com Natália Falavigna; na natação, com Cesar Cielo Filho, 100m livre; na vela, com Fernanda Oliveira e Isabel Swan, classe 470; e no vôlei de praia, com Ricardo Santos e Emanuel Rego

 

Você sabia?

A grandeza e a pompa dos Jogos de Pequim não se deram apenas na organização e na imponência das instalações. A competição foi marcada por uma incrível quantidade de recordes quebrados: 132 olímpicos e 43 mundiais. Além disso, as Olimpíadas na China foram generosas com as nações, já que atletas de 87 países subiram ao pódio.