Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wrestling nacional compete por vagas nos Jogos Sul-Americanos de Assunção

Lutas

11/08/2022 13h55

Wrestling

Wrestling nacional compete por vagas nos Jogos Sul-Americanos de Assunção

Copa Brasil acontece nesta sexta-feira, 12.08, em Brasília, com alguns dos principais nomes da modalidade em ação

Os principais lutadores de wrestling do país se reúnem para a disputa da Copa Brasil- CBI de Wrestling 2022, nesta sexta-feira, 12.08, a partir das 9h, no Clube da Portuguesa, em Brasília-DF. A Copa Brasil vai classificar 14 categorias olímpicas para os Jogos Sul-Americanos 2022 em Assunção, no Paraguai, em outubro. Os três campeões nacionais dos Jogos Sul-Americanos de 2018, Giullia Penalber, Laís Nunes e Joilson Júnior, estarão em ação em busca das vagas em suas respectivas categorias. A entrada para o público é franca.

Giullia Penalber em ação no Pan de Wrestling. Foto: UWW AMERICAS

“É uma honra representar o clube que treino e a cidade de São José dos Campos. Muita gratidão e muita vontade de lutar e fazer o melhor. Como morei em Brasília, tenho muitos amigos e vou chamar todo mundo para assistir.”, afirmou Laís Nunes, natural de Barro Alto-GO e que morou em Brasília no início da carreira em um Projeto de Wrestling que revelou vários nomes da modalidade.

O número de 14 categorias foi definido pelo Comitê Olímpico do Brasil e os pesos foram definidos de acordo com a participação no Pan-Americano Sênior 2022. No estilo greco-romano, as seis categorias olímpicas foram contempladas (60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg). No estilo livre feminino, cinco divisões de peso valem vaga (53kg, 57kg, 62kg, 68kg e 76kg). Já no estilo livre masculino, três categorias vão garantir vaga (74kg, 86kg e 125kg).

“Depois de um período valioso de treinamento e competição na Europa é muito bom poder voltar a competir no Brasil. Esse campeonato é importante no planejamento rumo aos Jogos Olímpicos e quero assegurar minha vaga para os Jogos Sul-Americanos e ir em busca do bicampeonato”, frisou Giullia Penalber, atual sexta colocada no ranking mundial da categoria 57kg no estilo livre feminino.

Para assegurar um lugar nos Jogos de Assunção, o campeão do Campeonato Brasileiro Sênior, realizado em março, deve repetir o feito na Copa Brasil – CBI de Wrestling 2022. Caso o campeão da categoria seja diferente no Brasileiro Sênior e na Copa Brasil, os atletas vão realizar uma melhor de três para definir o representante. Nomes como Kamila Barbosa, multicampeã nacional na categoria 50kg, e Dom Juan Ferreira, campeão nacional na categoria 65kg, vão subir de categoria para buscar a vaga nos Jogos Sul-Americanos.

“A mudança é só para esta competição e para tentar buscar a vaga e tentar representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos. Habitualmente treino no peso em que vou competir, então estou apenas realizando a manutenção do peso, sem precisar diminuir” frisou Dom Juan Ferreira, medalhista pan-americano Sub-20 no Pan-Americano Júnior em 2022.

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling

tags: