Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wrestling confirma nomes para os Jogos Sul-Americanos de Assunção

Lutas

15/08/2022 13h55

Wrestling

Wrestling confirma nomes para os Jogos Sul-Americanos de Assunção

Delegação terá 14 lutadores, incluindo Joilson Júnior, Giullia Penalber e Laís Nunes, medalhistas de ouro em Cochambamba 2018

O wrestling brasileiro definiu os 14 nomes para os Jogos Sul-Americanos 2022, que acontecem em Assunção, no Paraguai, de 12 a 14 de outubro. Os lutadores foram definidos na Copa Brasil- CBI de Wrestling 2022, realizada em Brasília-DF no último fim de semana e confirmados pela Confederação Brasileira de Wrestling nesta segunda-feira (15.08). 

No estilo greco-romano, Erivan Rocha 60kg, Kenedy Pedrosa 67kg, Joilson Júnior 77kg, Ronisson Brandão 87kg, Igor Queiroz 97kg e Marcos Paulo Silva 130kg. No estilo livre masculino, Cesar Alvan 74kg, Giovanni Piazza 86kg e Guilherme Pradella 125kg. No estilo livre feminino, Gracyenne Helena 53kg, Giullia Penalber 57kg, Laís Nunes 62kg, Thamires Machado 68kg e Ruthy Hellen dos Santos 76kg.

Joilson Júnior vai defender o título continental na categoria –77kg no estilo greco-romano. Foto: UWW Américas

“Os Jogos Sul-Americanos fazem parte da lista de metas de ciclo visando a classificação olímpica, por isso sigo me preparando forte para conquistar o bicampeonato e ajudar o Time Brasil a ficar na primeira colocação nos Jogos”, frisou Giullia Penalber, atual número seis do ranking mundial.

Para confirmar a vaga, os campeões do Brasileiro Sênior, realizado em março, deveriam vencer a Copa Brasil. Caso isso não acontecesse, uma seletiva teria que ser realizada. Além de Giullia, a atleta olímpica Laís Nunes, Ruthy Hellen dos Santos, Joilson Júnior e Cesar Alvan foram novamente campeões nacionais e ficaram com a vaga. Kenedy Pedrosa e Giovanni Piazza, foram derrotados no torneio, mas se recuperaram na seletiva.

Porém, nomes como Thamires Machado, Guilherme Pradella e Ronisson Brandão derrotaram os campeões nacionais, Grabriela Pedro, Gabriel Silva, e André Pinto, respectivamente, no torneio e na seletiva para ficar com a vaga. Já Gracyenne Helena venceu a categoria 53kg e como a campeã nacional Sabrina Tapajós não ficou entre as medalhistas, Gracyenne ficou com a vaga sem precisar de seletiva. 

Classificados para os Jogos Sul-Americanos 

Estilo Greco-romano

Erivan Rocha – 60kg
Kenedy Pedrosa – 67kg
Joilson Júnior – 77kg
Ronisson Brandão – 87kg
Igor Queiroz – 97kg
Marcos Paulo Silva – 130kg

Estilo livre feminino

Gracyenne Helena – 53kg
Giullia Penalber – 57kg
Laís Nunes – 62kg
Thamires Machado – 68kg
Ruthy Hellen dos Santos – 76kg

Estilo livre masculino

Cesar Alvan – 74kg
Giovanni Piazza – 86kg
Guilherme Pradella – 125kg

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling