Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wrestling brasileiro disputa Mundial e primeiras vagas para Tóquio 2020

Lutas

12/09/2019 12h51

Wrestling

Wrestling brasileiro disputa Mundial e primeiras vagas para Tóquio 2020

Torneio será de 14 a 22 de setembro, no Cazaquistão, e classifica seis atletas para o Japão em cada uma das 18 categorias olímpicas da modalidade

Seis atletas brasileiros disputam a partir de sábado (14.09), às 2h, o Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em Nur Sultan, capital do Cazaquistão. O campeonato é a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e seis atletas vão representar o Brasil no torneio. No wrestling feminino lutam: Kamila Barbosa (até 50kg), Giullia Penalber (até 57kg), Lais Nunes (até 62kg) e Aline Silva (até 76kg). Já Sargis Khachatryan (até 55kg) e Marat Garipov (até 60kg) lutam no estilo greco-romano. Para garantir vaga nos Jogos Olímpicos, os atletas precisam terminar entre os cinco primeiros em sua categoria de peso. Logo, o lutador precisa chegar até a disputa de medalhas, já que no wrestling, ao final das disputas, existem dois terceiros lugares e dois quintos lugares.

"Garantir vaga para os Jogos Olímpicos logo na primeira oportunidade significa modificar a preparação inteira. Conquistei o quinto lugar em 2018, mas cada competição é uma competição, então tenho que procurar fazer o melhor para poder conseguir a classificação", frisou Lais, atual número dois do ranking mundial, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos e cabeça de chave em sua divisão de peso neste Mundial.

wrestling_mundial.jpg
Equipe nacional durante treinamento no Cazaquistão. Foto: CBW/Divulgação

Sargis Khachatryan é o primeiro a lutar no Mundial e único atleta em uma categoria não olímpica. Ainda em processo final de naturalização, Sargis possui o passaporte esportivo e pode representar o Brasil em torneios internacionais, mas não poderia disputar os Jogos Olímpicos sem estar 100% naturalizado. Já Marat Garipov, natural do Cazaquistão, concluiu o processo em 2016 e vai lutar pelo Brasil no país onde nasceu.

"O wrestling no Cazaquistão é como o futebol para o povo brasileiro. Tenho certeza de que os torcedores vão torcer por mim. Sonho lutar os Jogos Olímpicos e quando decidi vir para o Brasil foi para manter esse objetivo vivo. Bati na porta da Confederação pedindo uma oportunidade e me receberam muito bem. Espero retribuir com a vaga", afirmou Garipov, bronze no torneio Thor Masters, disputado na Dinamarca este ano.

Cinco dos seis atletas nacionais participaram do campo de treinamento internacional realizado na mesma cidade do torneio desde o dia 4, sob o comando dos técnicos da seleção Angel Torres Aldama e Nisdany Perez. Aline Silva, medalhista de prata mundial em 2014, chega ao país asiático no dia 15 e completa a delegação. A atleta realizou a reta final de preparação no Canadá e vai tentar repetir o feito de 2015, quando ficou em quinto lugar e assegurou a vaga para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

"Estou muito feliz com o apoio recebido aqui no Canadá. Logo depois da prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, decidi ir para o Canadá para fase final de preparação para o Mundial para aprimorar movimentos dentro do meu estilo de lutar. Os técnicos estão muito atenciosos comigo, especialmente Martine Dugrenier (cinco vezes medalhista mundial e atualmente treinadora) e sou grata a todos. Estou bem fisicamente e pronta para ver o que vai dar", projetou Aline, que neste ciclo chegou a ficar dois anos longe das competições internacionais e voltou em 2019, com medalha nos quatro torneios internacionais que disputou: Canada Cup, Torneio Internacional de Sassari, na Itália, no Yasar Dogu, na Turquia, e nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

O Campeonato Mundial é a única seletiva olímpica para Tóquio neste ano. Os atletas brasileiros que não conquistarem a vaga terão mais duas oportunidades em 2020. A seletiva continental que será realizada em Ottawa, no Canadá, de 13 a 15 de março, e na seletiva mundial em Sófia, na Bulgária, de 30 de abril a 3 de maio do próximo ano.

Confira a programação do Mundial e quando os brasileiros lutam:

Estilo greco-romano
Sargis Kahchatryan (até 55kg) – categoria não olímpica
Eliminatórias 14.09, a partir das 2h
Finais 15.09 (domingo), a partir das 10h

Marat Garipov (até 60kg) – categoria olímpica
Eliminatórias 16.09, a partir das 2h
Finais 17.09, a partir das 10h

Wrestling feminino
Kamila Barbosa (até 50kg) – categoria olímpica
Eliminatórias 17.09, a partir das 2h
Finais 18.09, a partir das 9h

Giullia Penalber (até 57kg) – categoria olímpica
Eliminatórias 18.09, a partir das 2h
Finais 19.09, a partir das 9h

Lais Nunes (até 62kg) – categoria olímpica
Eliminatórias 19.09, a partir das 2h
Finais 20.09, a partir das 9h

Aline Silva (até 76kg) – categoria olímpica
Eliminatórias 18.09, a partir das 2h
Finais 19.09, a partir das 9h

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)