Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wrestling brasileiro disputa Mundial e primeiras vagas nos Jogos Olímpicos

Lutas

02/09/2019 15h53

Tóquio 2020

Wrestling brasileiro disputa Mundial e primeiras vagas nos Jogos Olímpicos

Giullia Penalber, Lais Nunes e Kamila Barbosa viajam para o Cazaquistão onde competem no Mundial entre os dias 14 e 22 deste mês

O wrestling brasileiro viaja a partir desta segunda-feira (02.09) para Nur Sultan, capital do Cazaquistão e sede do Campeonato Mundial de Wrestling 2019. O torneio, realizado entre 14 e 22 de setembro, conta com 30 categorias e classifica os cinco primeiros colocados das 18 divisões olímpicas nos três estilos da modalidade (greco-romano, wrestling feminino e estilo livre) para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O Brasil será representado por seis atletas nesta edição. No estilo greco-romano lutam Marat Garipov (até 60kg) e Sargis Khachatryan (até 55kg). No wrestling feminino, sobem ao tapete Kamila Barbosa (até 50kg), Giullia Penalber (até 57kg), Aline Silva (até 76kg) e Lais Nunes (até 62kg). Lais é atual número 2 do ranking mundial e uma das cabeças de chave do torneio.

"Conquistar a vaga para Tóquio 2020 logo na primeira oportunidade mudaria a preparação e o foco para os Jogos. Cheguei perto da medalha mundial em 2018, mas cada competição é uma competição. Estou tranquila, treinando duro e vou procurar fazer o melhor dentro do tapete e representar bem o Brasil no Mundial", afirmou Lais, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos e quinta colocada no Campeonato Mundial 2018.

lais_lima.jpg
Laís Nunes conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Giullia Penalber, também terceira colocada nos Jogos Pan-Americanos de Lima, segue nesta segunda-feira para São Paulo e depois para o país asiático. A carioca ressalta a importância da participação no treinamento de campo internacional no período de preparação para o torneio. A United World Wrestling, entidade máxima do esporte, promove um treinamento mundial na semana que antecede o torneio.

"O treinamento de campo antes do torneio será uma das etapas principais da preparação para o Campeonato Mundial deste ano. Além da aclimatação e de acertar detalhes finais que decidem combates, ter a oportunidade de treinar com atletas de várias partes do mundo e diferentes estilos no mesmo espaço é sempre importante. Estou tranquila, confiante e treinando bastante em busca dessa vaga olímpica", afirmou Giullia, de 26 anos.

A delegação brasileira segue de diferentes partes do mundo e se reúne somente no Cazaquistão. Além de Giullia que viaja nesta segunda-feira, Lais e os treinadores cubanos da seleção Nisdany Perez e Angel Torres viajam nesta terça-feira (3). Kamila Barbosa, atual décima nona do mundo, pega o voo nesta quarta-feira (4). Aline Silva realiza a fase final de preparação para o Mundial no Canadá e segue para capital cazaque no dia 15. Sargis Khachatryan treina na Armênia e de lá segue para o Mundial. Marat Garipov, que nasceu no Cazaquistão e concluiu o processo de naturalização brasileira em 2016, está em seu país de origem e permanece lá até o fim do Mundial.

Confira abaixo em que dia lutam os atletas brasileiros no Campeonato Mundial 2019:

Estilo greco-romano
Sargis Kahchatryan (até 55kg) – categoria não olímpica
Eliminatórias - 14.09
Finais - 15.09

Marat Garipov (até 60kg) – categoria olímpica
Eliminatórias - 16.09
Finais - 17.09

Wrestling feminino
Kamila Barbosa (até 50kg) – categoria olímpica
Eliminatórias - 18.09
Finais - 19.09

Giullia Penalber (até 57kg) – categoria olímpica
Eliminatórias - 19.09
Finais - 20.09

Lais Nunes (até 62kg) – categoria olímpica
Eliminatórias - 20.09
Finais - 21.09

Aline Silva (até 76kg) – categoria olímpica
Eliminatórias - 19.09
Finais - 20.09

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)