Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Wimbledon é cancelado devido à pandemia do COVID-19

Tenis

01/04/2020 14h37

Coronavírus

Wimbledon é cancelado devido à pandemia do COVID-19

Todos os torneios deste ano na grama foram cancelados. Grand Slam londrino só não foi realizado durante as duas Guerras Mundiais, mas já tem nova data: 28 de junho de 2021

A diretoria do All England Lawn Tennis Club (AELTC) e o Comitê de Gestão do Torneio de Wimbledon anunciaram, nesta quarta-feira (01.04), o cancelamento do torneio mais tradicional do circuito internacional de tênis. A exemplo do que foi feito com os Jogos de Tóquio 2020, uma nova data já foi marcada para a realização, em 2021, do Grand Slam (grupo dos quatro torneios mais importantes do planeta, do qual fazem parte, ainda, o Aberto da Austrália, Roland Garros e o US Open) de maior prestígio do mundo, disputado em Londres: 28 de junho a 11 de junho.

A exemplo dos Jogos Olímpicos, o Torneio de Wimbledon, que celebrará sua 134ª edição no ano que vem, só havia sido adiado durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Assim, a decisão foi tomada em conjunto com a Federação Internacional de Tênis, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), a Associação do Tênis Feminino (WTA) e a Tennis for Britain (LTA).

Foto: wimbledon.com

Além de Wimbledon, toda a temporada de torneios disputados em quadras de grama foi cancelada. A ATP e a WTA comunicaram o cancelamento dos torneios de s-Hertogenbosch, Stuttgart, London/Queen's, Halle, Mallorca, Eastbourne, Birmingham, Berlin e Bad Homburg. Os torneios do circuito ATP Challenger e ITF World Tennis Tour também foram suspensos até 13 de julho.

O cancelamento do Torneio de Wimbledon altera pela segunda vez o calendário dos Grand Slams de 2020. Segundo Grand Slam do ano, Roland Garros, disputado em Paris, inicialmente previsto para começar no dia 24 de maio, teve sua data alterada para início em 20 de setembro, logo após o US Open.

"O principal em nossa mente é a saúde e a segurança de todos aqueles que se reúnem para fazer Wimbledon acontecer - o público no Reino Unido e visitantes de todo o mundo, nossos jogadores, convidados, membros, equipes, voluntários, parceiros, contratados e residentes locais -, bem como nossa responsabilidade mais ampla pelos esforços da sociedade para enfrentar esse desafio global de nosso modo de vida", disse a nota publicada no site do torneio de Wimbledon.

Leia a íntegra da nota publicada no site do Torneio de Wimbledon:

É com grande pesar que a Diretoria Principal do All England Club (AELTC) e o Comitê de Gestão do Campeonato decidiram hoje que o Campeonato 2020 será cancelado devido a problemas de saúde pública relacionados à epidemia de coronavírus. O 134º Campeonato será realizado de 28 de junho a 11 de julho de 2021.

O principal em nossa mente é a saúde e a segurança de todos aqueles que se reúnem para fazer Wimbledon acontecer - o público no Reino Unido e visitantes de todo o mundo, nossos jogadores, convidados, membros, equipe, voluntários, parceiros, contratados e residentes locais -, bem como nossa responsabilidade mais ampla pelos esforços da sociedade para enfrentar esse desafio global de nosso modo de vida.

Desde o surgimento do surto de coronavírus (COVID-19) em janeiro, seguimos as orientações do governo do Reino Unido e das autoridades de saúde pública em relação às nossas operações durante todo o ano, além de desenvolver um entendimento da provável trajetória do surto no Reino Unido. Isso permitiu a análise do impacto das restrições do governo no início habitual em abril dos preparativos significativos necessários para sediar o campeonato, na data original de 29 de junho ou posteriormente, no verão de 2020.

Essas considerações estão particularmente relacionadas às preocupações provocadas pelas reuniões de massa e à pressão sobre os serviços médicos e de emergência, bem como às restrições de movimento e viagem tanto no Reino Unido quanto no mundo. Com a probabilidade de as medidas do governo continuarem por muitos meses, é nossa opinião que devemos agir de forma responsável para proteger o grande número de pessoas necessárias para preparar o campeonato de estarem em risco - desde o treinamento de meninos e meninas de bola até milhares de oficiais, juízes de linha, comissários de bordo, jogadores, fornecedores, mídia e prestadores de serviços que se reúnem no terreno da AELTC - e igualmente consideram que as pessoas, suprimentos e serviços legalmente necessários para organizar o campeonato não estariam disponíveis em nenhum momento neste verão, determinando assim o adiamento.

Após uma série de deliberações detalhadas sobre todos os itens acima, é de opinião do Comitê de Gestão que o cancelamento do campeonato é a melhor decisão no interesse da saúde pública e que é possível fornecer essa certeza ao tomar essa decisão agora, em vez de em várias semanas. Isso é importante para todos os envolvidos no tênis e no campeonato. Aqueles que pagaram ingressos no sorteio público de Wimbledon para o campeonato deste ano terão seus ingressos devolvidos e terão a chance de comprar ingressos para o mesmo dia e quadra do Campeonato de 2021. Estaremos nos comunicando diretamente com todos os que adquiriram ingressos.

Além disso, levamos em conta o impacto que essa decisão terá sobre os que confiam no campeonato - incluindo os jogadores e a comunidade de tênis na Grã-Bretanha e no mundo - e estamos desenvolvendo planos para apoiar esses grupos, trabalhando em parceria com o LTA e os outros órgãos de liderança no tênis global. Isso também se aplica à nossa equipe leal, a quem levamos nossa responsabilidade muito a sério.

Ian Hewitt, presidente da AELTC, comentou: "Esta é uma decisão que não tomamos facilmente e o fizemos com o mais alto respeito à saúde pública e ao bem-estar de todos aqueles que se reúnem para fazer Wimbledon acontecer. Ponderamos pesadamente que a organização do Campeonato só havia sido interrompida anteriormente pelas Guerras Mundiais, mas, após uma análise exaustiva de todos os cenários, acreditamos que é uma medida dessa crise global que é a decisão certa cancelar o campeonato deste ano e concentrar-se em como podemos usar a amplitude dos recursos de Wimbledon para ajudar aqueles em nossas comunidades locais e além. Nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram e continuam sendo afetados por esses tempos sem precedentes."

Richard Lewis, diretor executivo da AELTC, comentou: "Embora de alguma forma essa tenha sido uma decisão desafiadora, acreditamos firmemente que não é apenas no melhor interesse da sociedade no momento, mas também fornece segurança aos nossos colegas no tênis internacional, dado o impacto nos eventos de quadra de grama no Reino Unido e na Europa e no calendário mais amplo do tênis. Agradecemos o apoio do LTA e do ATP, WTA e ITF na tomada dessa decisão e de nossos amigos e parceiros que organizam esses eventos de quadra de grama que são tão importantes na construção de Wimbledon. Gostaria de agradecer ao governo do Reino Unido e às autoridades de saúde pública por sua orientação e apoio e faremos o possível para ajudar seus esforços no enfrentamento da crise."

"Finalmente, gostaria de agradecer a todos que amam Wimbledon por entenderem essas circunstâncias únicas e inquestionavelmente desafiadoras. É sua paixão pelo campeonato que moldou nosso evento ao longo dos anos e continuará a fazê-lo e estamos ansiosos para preparar um fantástico campeonato para 2021."

Nossos esforços agora serão focados em contribuir para a resposta de emergência e apoiar as pessoas afetadas pela crise do coronavírus. Começamos a distribuir equipamentos médicos e oferecemos o uso de nossas instalações ao NHS (National Health Service ) e à London Resilience Partnership, e às agências em Londres que lutam a batalha contra o COVID-19. Estamos trabalhando com as autoridades locais de Merton e Wandsworth, particularmente na distribuição de alimentos, e estamos distribuindo suprimentos de alimentos por meio de nossa parceria com a City Harvest.

Nossa instituição de caridade, a Wimbledon Foundation, está oferecendo apoio financeiro para nossas comunidades locais por meio de nossa parceria com a London Community Foundation e, de maneira mais ampla, para a população de Londres e do Reino Unido, por meio de nossa parceria com a Cruz Vermelha Britânica, a instituição de caridade em resposta a emergências da Fundação.

Fonte: Torneio de Wimbledon