Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vitória Rosa, com duas vitórias e dois índices, é o destaque do GP Brasil

Atletismo

02/05/2022 13h58

Atletismo

Vitória Rosa, com duas vitórias e dois índices, é o destaque do GP Brasil

Competição em São Paulo teve 26 provas e participação de 177 atletas de 20 países

A velocista Vitória Rosa foi o destaque do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, neste domingo (1.05), no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Vitória venceu os 100m (11s05) e os 200m (22s68) com índices para o Mundial de Atletismo de Oregon, que será na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, de 14 a 25 de julho.

O evento fechou o Ranking Brasileiro para a formação da seleção que representará o País no Ibero-Americano de Atletismo, que será em La Nucia, na Espanha, entre 20 e 22 de maio. A CBAt deve convocar nesta semana a seleção para a competição.

Vitória Rosa venceu os 100m e os 200m do atletismo. Foto: Wagner Carmo/ CBAt

Vitória Rosa fez uma excelente corrida nos 100m. Venceu com 11s05, melhorando os 11s12 que havia feito na quarta-feira (27.04) no Torneio Internacional Loterias Caixa São Paulo e o índice para o Mundial de Atletismo do Oregon (11s15 é a marca mínima da World Athetics). Ainda igualou o recorde do GP, que era de Ana Claudia Lemos da Silva (de 2013) - foi a terceira colocada neste domingo, com 11s30. Rosângela Santos foi segunda, com 11s25.

A velocista voltou para a pista para correr os 200 metros, penúltima prova do GP, com nova vitória em 22s68 e índice - a marca mínima é 22s80. A equatoriana Gabriela Suaréz ficou em segundo, com 23s14, e Lorraine Barbosa Martins a terceira, com 23s24.

“Entrei nos 100m pensando que na pista é o meu momento e me senti bem, solta”, disse Vitória, que parou para assistir à reprise da corrida no telão após cruzar a linha de chegada e comemorar. “Gostei muito, mas minha meta continua sendo alcançar de novo 11s03, minha melhor marca, que fiz em 2018.”

A prova masculina também foi emocionante, com uma chegada apertada entre Erik Felipe Cardoso, com 10s12, e Felipe Bardi, com 10s13. Rodrigo Nascimento ficou em terceiro com 10s23. “Eu esperava um tempo ainda melhor, mas a corrida foi boa. Passo a passo, um tijolo de cada vez”, disse Erik, que treina com Bardi no Sesi de Santo André e também dividem a casa. “Essa amizade ajuda um a puxar o outro”, disse Bardi, comemorando o fato de assegurar o segundo lugar no Ranking Brasileiro e vaga na seleção que vai ao Ibero-Americano.

Gabriel Constantino (E) venceu os 110m com barreira com índice para o Mundial. Foto: Wagner Carmo/ CBAt

Barreiras

Nos 110m com barreiras, o carioca Gabriel Constantino foi o vencedor com 13s32, exatamente a marca exigida pela World Athletics para o Mundial. Agora, três atletas têm índices: Rafael Pereira e Eduardo de Deus, além de Gabriel.

“Foi uma prova linda. Treinei muito nos últimos dias aqui no Centro Olímpico, especialmente da metade da prova para frente. Não podia mais ‘dormir’”, disse Gabriel, recordista sul-americano com 13s18. “Foram dois anos difíceis por causa da pandemia, de muitas incertezas. Agora essa competição marca, com certeza, a retomada.”

Outro bom resultado foi no salto triplo. Almir Junior, mato-grossense radicado em Porto Alegre, venceu a prova, com 17,04m. “É muito bom voltar, principalmente depois da lesão que sofri em fevereiro e me tirou do Mundial Indoor de Belgrado. Estou treinando bem, mas estou sem ritmo de competição”, disse Almir.

No arremesso do peso, Darlan Romani, campeão mundial indoor da prova, venceu mas não ficou feliz com o resultado. “Esperava mais”, disse Darlan, que obteve a marca de 21,38m. O atleta segue nos próximos dias para León, na Espanha, para um camping internacional de treinamento, que será realizado numa parceira entre a CBAt e o COB.

O GP Brasil teve 26 provas – 20 válidas pelo GP e seis extras -, com a participação de 177 atletas. O GP contou com a participação de atletas de 20 paises: África do Sul, Argentina, Brasil, Burkina Faso, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guiana, Hongcong, Jamaica, Libéria, Nigéria, Peru, Portugal, Paraguai, República Dominicana, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)