Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vanderlei Cordeiro de Lima é homenageado por medalha de Atenas

28/08/2014 16h33

Vanderlei Cordeiro de Lima é homenageado por medalha de Atenas

Feito histórico do brasileiro completa 10 anos nesta sexta-feira (29). Medalhista de bronze recordou o momento em que foi empurrado quando liderava a disputa

Vanderlei Cordeiro de Lima foi homenageado na manhã desta quinta-feira (28.08) pela passagem dos 10 anos, a serem completados nesta sexta, da conquista do bronze olímpico na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

A prova ficou marcada na história quando Vanderlei, que liderava a disputa, foi empurrado do percurso pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. O brasileiro foi auxiliado pelo grego Polyvios Kossivas, que assistia à prova na calçada, para retornar à competição. "Quando voltei à prova, após a agressão, não pensei no impacto sofrido. Queria apenas continuar atrás de meu sonho. O momento inesquecível foi quando entrei no estádio sob aplausos. Não corria, flutuava, feliz pela medalha", recorda-se. 

Contrapé/Divulgação
Contrapé/Divulgação # Vanderlei, com a medalha Pierre de Coubertin e o bronze olímpico
Vanderlei, com a medalha Pierre de Coubertin e o bronze olímpico

"Cheguei fazendo o aviãozinho. Mas quem notar bem aquela chegada, verá que o meu braço esquerdo fica abaixo do direito, pois ainda me ressentia de uma lesão na clavícula após um acidente de moto. Eu e meu técnico (Ricardo D'Angelo) fizemos um pacto. Treinei com o braço imobilizado em Campinas. Depois na altitude na Colômbia e, em seguida, no calor (para adaptação ao clima grego)", continua.

Além do pódio olímpico, o feito rendou ao brasileiro a cobiçada medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a atletas que demonstrem valores morais e éticos. "A medalha na prova eu sabia que poderia conquistar. Já ganhar a medalha Pierre de Coubertin, jamais imaginei. E é essa, em minha opinião, a mais importante da minha vida, por estar nos mais altos valores do esporte."

A homenagem, organizada pelo Clube de Atletismo BM&FBovespa, contou com a presença do diretor-presidente da Bolsa, Edemir Pinto, do diretor do Clube, Sergio Coutinho Nogueira e do treinador Ricardo D'Angelo. Edemir Pinto falou que o atleta estava sendo agraciado com uma placa de prata por sua condição de atleta e de ser humano. Para José Antonio Martins Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, "o feito de Vanderlei é um dos mais importantes da história olímpica do país".

Fonte: CBAt e Assessoria do clube BM&FBovespa

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras do atletismo? Então clique aqui