Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Três gerações do atletismo participam de Camping de Velocidade em São Paulo

Atletismo

29/11/2022 18h25

Atletismo

Três gerações do atletismo participam de Camping de Velocidade em São Paulo

Camping reuniu atletas de três gerações em preparação para a temporada pré-olímpica e troca de informações e experiências

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniram 21 atletas de três gerações no Camping de Treinamento de Velocidade, encerrado neste sábado (26.11), em Bragança Paulista, São Paulo.

Os atletas foram convidados para o trabalho de cinco dias no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo por cinco dias. O encontro contou também com a presença de treinadores e profissionais da área médica e biomecânica.

57036.jpg
Foto: Divulgação/CBAt

Em 2023, os atletas irão encarar os principais desafios durante o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e o Campeonato Pan-Americano de Santiago, Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. Essas são as duas principais competições do ano pré-olímpico do ciclo Paris-2024.

Segundo Carlos Alberto Cavalheiro, do COB, o treinamento tem papel importante para preparar os mais jovens que irão integrar os futuros revezamentos e seleções brasileiras. “É a primeira vez que reunimos atletas sub-18, sub-20 e adulto. Uma novidade importante, e para o revezamento, especificamente, já estamos capacitando essa garotada. Quando chegarem à equipe adulta não teremos muito trabalho. Muitas vezes vemos atletas que não vivenciaram uma experiência em seleções em Olimpíadas e Mundiais”, afirmou Cavalheiro.

O diretor Técnico Jorge Bichara reforçou que a proposta do treinamento era reunir alguns dos principais atletas das provas de velocidade do Brasil e seus treinadores, além de apresentar a proposta de trabalho da CBAt para o Mundial de Budapeste e o Pan de Santiago, eventos internacionais em que esses atletas têm possibilidades de participar.

O Camping teve ações importantes como as palestras do treinador Felipe de Siqueira, de Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras, e de 'coach' com Antônio Carlos Moreno, e análises de biomecânica, dentre outras atividades.

“A ação foi pensada para que fossem produzidas informações importantes para o planejamento dos treinamentos, assim, gerar dados que permitissem uma melhor planificação para a próxima temporada”, ressaltou Bichara.

“A CBAt trouxe os treinadores individuais de cada atleta no sentido de podermos discutir métodos de treinamento, práticas importantes na evolução desses atletas e, além disso, foram geradas informações da área médica, nutricional e de biomecânica, com coleta de imagens e análise de movimentos importantes para correção de gestos mecânicos. Tudo visando a evolução esportiva da equipe”, acrescentou.

O coordenador do Camping, o treinador Victor Fernandes, destacou que a ação garante uma metodologia de trabalho da sub-18 até adulto. “Trouxemos atletas e treinadores para perto. Ter o trabalho no país inteiro é bem positivo”, destacou.

Fonte: CBAt