Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atletas paralímpicos de três modalidades buscam classificação esportiva e pontos no ranking para Tóquio

Atletismo

04/05/2021 14h51

Tóquio 2021

Atletas paralímpicos de três modalidades buscam classificação esportiva e pontos no ranking para Tóquio

Natação, atletismo e halterofilismo têm competições importantes em maio na caminhada para os Jogos Paralímpicos

Atletas paralímpicos do atletismo, halterofilismo e natação vão participar de competições internacionais em maio em busca de classificação esportiva ou pontuação no ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, marcados para agosto.

Foto: Ale Cabral/CPB

Todos os atletas e integrantes da comissão técnica que participarão das competições serão testados e seguirão uma série de protocolos sanitários do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e das autoridades locais contra a Covid-19.

A primeira competição com participação brasileira é a etapa de Nottwil do Grand Prix de atletismo, circuito internacional organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês). Entre os dias 14 e 16, três atletas participarão do evento visando a obtenção da classificação esportiva internacional, de extrema importância no paradesporto. São eles: Aser Mateus Almeida, David Benedito e Ricardo Gomes.

Na sequência, será a vez dos nadadores com deficiência intelectual buscarem a classificação esportiva internacional na etapa da Madeira (POR) do World Series, circuito internacional da modalidade organizado pelo IPC, de 16 a 22 de maio. Ao todo, três atletas foram convocados: André Luiz da Silva, Gabriel Bandeira e João Pedro Brutos.

Já os halterofilistas participarão da etapa de Tbilisi, na Geórgia, da Copa do Mundo da modalidade, também organizado pelo IPC, de 20 a 30 de maio. O evento faz parte do caminho classificatório do halterofilismo para os Jogos de Tóquio, que terá seu ranking finalizado ainda neste semestre.

Oito atletas buscarão pontos para garantir uma vaga para o Brasil nos Jogos. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Junior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea e Mateus de Assis e Tayana Medeiros.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)