Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Thomas Bach: Jogos de Tóquio em 2021 só serão realizados se houver ambiente seguro

Geral

26/03/2020 12h39

Tóquio 2020

Thomas Bach: Jogos de Tóquio em 2021 só serão realizados se houver ambiente seguro

Presidente do Comitê Olímpico Internacional afirmou que não é possível, ainda, cravar uma data, mas ressaltou que espera que o megaevento esportivo seja um símbolo de esperança para a humanidade

Um dia depois de anunciar, ao lado do governo japonês, a decisão de adiar para 2021 os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, concedeu, nesta quarta-feira (25.03), uma entrevista coletiva por meio de vídeoconferência.

O dirigente detalhou os bastidores sobre como o COI e o governo japonês tomaram a decisão de, pela primeira na história dos Jogos Olímpicos da era moderna, adiar a competição. Ele falou sobre os desafios que virão para que o megaevento se realize no ano que vem, inclusive referentes à Vila Olímpica.

Bach comentou que espera que os contratos de patrocínio com o COI referente aos Jogos de Tóquio 2020 que expiram no fim deste ano sejam mantidos para 2021 e, diante da incerteza de que o cenário atual global em relação ao coronavírus possa não estar completamente superado até o verão de 2021, afirmou que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos só serão realizados caso seja possível garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos.

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional. Foto: COI/Christophe Moratal
"Estabelecemos esse princípio, que sempre seguimos e que seguiremos também no futuro, que queremos e organizaremos os Jogos Olímpicos apenas se eles oferecerem um ambiente seguro para todos os participantes"

Acompanhe os principais pontos da entrevista:

» A decisão de adiar os Jogos

O que nos levou a tomar essa decisão foram as consequências da disseminação dinâmica do coronavírus. Desde o início, comunicamos que estávamos monitorando a situação dia a dia, 24 horas por dia, e que nos adaptaríamos a quaisquer mudanças e seguiríamos os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS). No início da crise, tínhamos um foco claro nos acontecimentos no Japão. Tínhamos que avaliar se o Japão estaria em condição de oferecer um ambiente seguro para todos os participantes. Então, esse foco mudou cada vez mais para o cenário internacional. Pudemos ver, por um lado, os progressos no Japão, o combate ao vírus e a eficiência das medidas adotadas. Por outro lado, o vírus estava se espalhando tão rapidamente que se tornava cada vez mais uma questão de saber se o mundo poderia viajar ao Japão e se o Japão realmente podia se dar ao luxo de convidar o mundo no espírito de contenção do vírus.

Essa situação mudou muito rapidamente, por isso estávamos adaptando nossos cenários, que sempre discutimos com o Comitê Organizador: medidas mitigadoras, quarentena, muitas outras questões. Chegamos então à situação em que, por um lado, estávamos bastante confiantes de que, ao adaptar essas medidas de proteção e mitigação, o Japão poderia, daqui a quatro meses, organizar os Jogos. Ao mesmo tempo, nossas dúvidas estavam crescendo se o mundo estaria pronto para esses Jogos Olímpicos.

Tivemos que resolver a situação. O Japão estava confiante em seguir em frente. Então vimos, no domingo de manhã (22.03), os números da África, onde obviamente estamos no início de um surto, com muitos países sendo afetados. E foi assim que tudo começou em todos os lugares. Vimos os desenvolvimentos dinâmicos na América do Sul, nos Estados Unidos e em outros países. E foi nesse momento que convoquei uma reunião de emergência do Conselho Executivo do COI, com o objetivo de abrir uma discussão com nossos anfitriões, parceiros e amigos japoneses sobre o adiamento dos Jogos.

Como não conseguimos administrar tal adiamento sem o Comitê Organizador e com o apoio total do Japão, liguei para o Presidente Mori, do Comitê Organizador, antes desta reunião do Conselho Executivo. Ele entrou em contato com o primeiro-ministro Abe (primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo). O resultado dessa conversa foi que o Comitê Organizador e o Japão estavam prontos para discutir diferentes cenários, em particular um adiamento.

Ele ouviu nosso compromisso de que um cancelamento não seria um daqueles cenários a serem considerados. Tivemos, então, a reunião do Conselho Executivo na tarde de domingo, o que resultou em abrir a porta para estudar o adiamento. Horas após essa reunião, novas informações alarmantes estavam chegando. Vimos cada vez mais restrições de viagens. Também ouvimos dizer que o vírus estava começando a se espalhar em várias ilhas da Oceania.

"Vimos os desenvolvimentos dinâmicos na África, América do Sul, nos Estados Unidos e em outros países. E foi nesse momento que convoquei uma reunião de emergência do Conselho Executivo do COI, com o objetivo de abrir uma discussão com nossos anfitriões, parceiros e amigos japoneses sobre o adiamento dos Jogos"

Na manhã seguinte, recebemos uma declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) que foi bastante alarmante. O Diretor-Geral da OMS disse que a disseminação estava se acelerando e ele queria ter uma ligação de emergência com os líderes do G20 para resolver essa situação.

Isso nos levou a entrar em contato com o Comitê Organizador novamente, para informá-los de nosso desejo de propor uma decisão sobre o adiamento dos Jogos a ser tomada já na ligação agendada para o dia seguinte, entre o primeiro-ministro Abe e eu. Durante essa ligação, o primeiro-ministro, em suas observações introdutórias, sugeriu que o COI decidisse adiar os Jogos.

Chegamos à conclusão de que essa decisão não poderia ser unilateral pelo COI. Em vez disso, tinha que ser uma decisão conjunta, porque, para organizar os Jogos de sucesso, precisamos estar em pleno acordo e precisamos estar unidos. Essa foi a sequência de nossa tomada de decisão. Ele seguiu nossos princípios, desde o início, de adaptação à situação por meio do monitoramento. Também seguimos os princípios de colocar a saúde e a segurança dos atletas e de todos os envolvidos nos Jogos em primeiro lugar e contribuir para a contenção do vírus.

» Arrependimentos por não tomar a decisão antes

Não (me sinto arrependido por não tomar a decisão de adiar os Jogos antes), porque esse era o compromisso e é o compromisso com nossos parceiros japoneses. Eu tentei explicar que o foco estava mudando. O que expressamos foi a confiança de nossos parceiros e amigos japoneses na organização dos Jogos Olímpicos em julho, em condições seguras. Para isso, estávamos comprometidos e continuamos comprometidos com os Jogos adiados. O que mudou foi a situação mundial da saúde. Poderíamos ter decidido um cancelamento por conta própria. Mas para adiar, precisávamos do total comprometimento de nossos parceiros japoneses. Isso é o que procurávamos com nossa abordagem e foi o que alcançamos, possibilitando que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estejam acontecendo e não precisem ser cancelados. Podemos dar aos atletas a esperança e garantia de que seu sonho olímpico ainda pode se realizar, mesmo com um atraso.

Foto: Getty Images

» Nova data para os Jogos em 2021
 

Essa é uma pergunta desafiadora e, após o acordo com o primeiro-ministro Abe, solicitamos à nossa Comissão de Coordenação, juntamente com o Comitê Organizador, que a estudasse em detalhes. Eles agora formaram uma força-tarefa com um nome que considero muito bom, com um bom espírito. A força-tarefa se autodenomina "Aqui vamos nós". Isso precisa de consulta, antes de tudo, com as 33 Federações Internacionais. Acho que teremos uma conferência telefônica amanhã (nesta quinta-feira, 26.03). Como primeiro passo, temos que ver quais são as opções. E depois de consultá-los, também precisamos levar em consideração o calendário esportivo dos Jogos Olímpicos e muitas outras questões. Acho que devemos chegar a uma solução o mais rápido possível, mas a primeira prioridade deve ser a qualidade dessa decisão e a capacidade de levar em consideração a participação de todas as partes interessadas: os Comitês Olímpicos Nacionais, os atletas, os parceiros. Obviamente, o Comitê Organizador também é fundamental nisso.

O acordo é que queremos organizar esses Jogos Olímpicos o mais tardar no verão de 2021. Isso significa que a força-tarefa pode considerar uma visão mais ampla e isso não se restringe apenas aos meses de verão. Todas as opções estão na mesa antes ou durante o verão de 2021.

"Queremos organizar esses Jogos Olímpicos o mais tardar no verão de 2021. Isso significa que a força-tarefa pode considerar uma visão mais ampla e isso não se restringe apenas aos meses de verão. Todas as opções estão na mesa antes ou durante o verão de 2021"

» Incerteza sobre a evolução da pandemia do COVID-19

Estabelecemos esse princípio, que sempre seguimos e que seguiremos também no futuro, que queremos e organizaremos os Jogos Olímpicos apenas se eles oferecerem um ambiente seguro para todos os participantes.

» Os impactos do adiamento para o COI

Temos um grande desafio agora, porque temos que colocar todo o foco na organização de Tóquio 2020. Ao mesmo tempo, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2022 estão se aproximando. Agora teremos que ver o que isso significa para nós internamente e como organizá-lo de uma maneira que também seja viável para os funcionários, que já estão trabalhando muito. E tudo isso não é facilitado pela maneira como temos que trabalhar agora: o escritório em casa. À medida que a força-tarefa avança, teremos uma imagem mais clara do escopo completo do desafio. Tenho certeza de que teremos que tomar mais medidas que digam respeito à nossa organização interna. Isso também depende do nosso diretor-geral e de sua equipe.

» O cancelamento como uma opção

É claro que o cancelamento foi discutido e considerado, como todas as opções em cima da mesa. Mas ficou claro desde o início que o cancelamento não deveria ser algo que o COI favorecesse, porque nossa missão é organizar os Jogos Olímpicos e tornar realidade os sonhos olímpicos dos atletas.

» A crise do coronavírus e o governo japonês

Discutimos com os parceiros japoneses e com o Comitê Organizador. Eles eram extremamente cooperativos, como em todas as outras questões, como quando medidas preventivas e mitigadoras precisam ser implementadas. E não esqueça que há apenas algumas semanas as medidas de muitos governos eram limitadas até meados de abril, algumas até o início de maio. Não conseguimos ver as medidas sendo tomadas até julho. E você pode ter visto as últimas declarações nos Estados Unidos, do presidente Trump, sobre a perspectiva de meados de abril de poder levantar muitas restrições. Por isso, estávamos alinhados com esses desenvolvimentos e com os conselhos da Organização Mundial da Saúde. Então, eles mudaram seus conselhos através de uma declaração do diretor-geral na segunda-feira (23.03). No dia anterior, vimos a situação na África. Desde o início, foi uma grande preocupação para mim, pessoalmente, mas também para todos nós, que se o vírus surgisse na África, neste imenso continente, com os desafios que muitos países da África precisam enfrentar, isso seria um desenvolvimento muito dramático. Isso não afetará apenas a África, mas o mundo inteiro. Por isso foi um momento tão crucial.

» Acordos de patrocínio a expirar em 2021

Entramos em contato com todos os patrocinadores. Temos todo o seu apoio a essa decisão e agora trabalharemos para implementá-la. Esses Jogos são chamados de Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Portanto, para mim, é uma consequência lógica que os patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 mantenham seus direitos, mesmo que esses Jogos sejam organizados em 2021.

"Estamos trabalhando, que esses Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021, possam ser uma celebração da humanidade depois de superar o desafio sem precedentes do coronavírus"

» O significado dos Jogos em 2021

O significado pode ser muito importante, porque todos esperamos, e é para isso que estamos trabalhando, que esses Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021, possam ser uma celebração da humanidade depois de superar o desafio sem precedentes do coronavírus. Esses Jogos Olímpicos e a chama olímpica podem ser uma luz no fim deste túnel muito escuro pelo qual a humanidade está atravessando no momento e pelo qual não sabemos por quanto tempo será.

» A voz dos atletas

Todos levamos em consideração a voz dos atletas, que desempenhou um papel muito importante. Estamos em constante contato com a Comissão de Atletas, cujo presidente é membro do Conselho Executivo do COI (a bicampeã olímpica Kirsty Coventry) e participa de qualquer consulta, decisão ou voto.

Também enviei uma carta aos atletas algumas semanas atrás. Houve ligações entre a Comissão de Atletas e muitos representantes de atletas em todo o mundo. E, finalmente, em todas essas consultas na semana passada realizamos conferências telefônicas com todos os Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs) e todas as Federações Internacionais (FIs). No final dessas conferências, tivemos um voto de cada NOC e cada FI, se eles concordavam com a estratégia proposta pelo Conselho Executivo do COI. Nesta votação, tivemos apoio unânime, inclusive do Comitê Olímpico Canadense.

Tivemos, então, um telefonema com mais de 200 representantes de atletas. Nesse telefonema, não havia uma única voz pedindo o cancelamento dos Jogos. As perguntas giravam em torno do sistema de qualificação, das condições de treinamento, da saúde mental e de outras questões. Levamos tudo isso em consideração e as muitas vozes de atletas que ouvimos de todo o mundo que não estavam nessa convocação. Alguns foram críticos e outros deram muito apoio. Mas isso é normal nesta situação muito difícil de incerteza. Houve muitos contatos com muitos Comitês Olímpicos Nacionais, com os atletas e com os representantes dos atletas.

» A Vila Olímpica para 2021

Essa é uma das muitas milhares de perguntas que a força-tarefa terá que resolver. Esperamos e faremos o que pudermos para que haja uma vila olímpica, porque a vila é onde o coração dos Jogos geralmente está batendo. Estamos em uma situação sem precedentes e temos um desafio sem precedentes. Acho que esses Jogos Olímpicos adiados precisarão de sacrifícios, precisarão de compromissos de todas as partes interessadas. Temos que encontrar a melhor solução possível, nas circunstâncias em que estamos vivendo. Eu ficaria muito, muito feliz se pudéssemos ter uma Vila Olímpica na forma tradicional, porque todo mundo que já viveu em uma Vila Olímpica sabe que esse é a verdadeira experiência olímpica. Esta é uma experiência única na vida: viver sob o mesmo teto com o mundo inteiro, compartilhando suas refeições, comemorando juntos, discutindo juntos e formando essas comunidades olímpicas únicas.

» Prioridades para a tomada de decisões

É como um enorme quebra-cabeça e cada peça deve se encaixar. Se você retirar uma peça, todo o quebra-cabeça é destruído. Portanto, tudo tem que se unir e tudo é importante. É por isso que realmente não invejo os membros dessa força-tarefa. Vi provas de seu profissionalismo e da dedicação do Comitê Organizador, que fez de Tóquio a cidade olímpica mais bem preparada de todos os tempos. Eu também sei sobre o profissionalismo da nossa Comissão de Coordenação e do nosso Departamento de Jogos Olímpicos. Estou realmente confiante de que podemos vencer esse desafio. Os Jogos nunca foram adiados antes. Não temos um plano, mas, no entanto, estamos confiantes de que podemos montar um belo quebra-cabeça e ter maravilhosos Jogos Olímpicos.

» OMS e chefes de estado

Não conversei com Tedros (diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus) sobre os Estados Unidos ou qualquer país em particular e não fiz nenhum comentário sobre a situação em nenhum país em particular. Não somos a Organização Mundial da Saúde e não estamos em posição de aconselhar nenhum dos líderes mundiais sobre como lidar com esse desafio em seu respectivo país.

» O caso da Rússia (que foi impedida de disputar os Jogos de 2020 por violações ao código mundial antidopagem)

Este caso está nas mãos do Tribunal de Arbitragem do Esporte e não comentarei um processo judicial em andamento.

» Os sacrifícios em torno do adiamento

As Federações Internacionais provavelmente terão que ajustar seus calendários. Haverá custos adicionais para todos os envolvidos. E, portanto, estou muito satisfeito e feliz por o primeiro-ministro Abe ter assumido o compromisso do governo japonês de fazer tudo o que for necessário. Fiz o mesmo em nome do Comitê Olímpico Internacional. Isso inclui vocês, jornalistas, atletas que precisam se adaptar a uma nova programação e que podem ter que se adaptar a diferentes condições durante os Jogos. Eu sei que serão necessários os esforços de todos para tornar esta edição dos Jogos um símbolo de esperança, que pode e deve ser.

Fonte: Comitê Olímpico Internacional