Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Técnico Tite divulga lista dos 26 convocados para Copa do Mundo de 2022

Atletismo

07/11/2022 19h32

Futebol

Técnico Tite divulga lista dos 26 convocados para Copa do Mundo de 2022

São 16 atletas que vão pela primeira vez ao Mundial, ao lado de atletas experientes como Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira de futebol está convocada para a Copa do Mundo do Catar 2022. Em busca da tão sonhada sexta estrela dourada, o técnico Tite anunciou os 26 atletas que defenderão a equipe no Mundial. A novidade neste ano é o acréscimo de três nomes em relação ao último torneio. Na atual lista, 16 jogadores disputarão a Copa do Mundo pela primeira vez.

“Eu respeito opiniões divergentes. Não estou aqui para convencer pessoas e nem quero isso. Quero só trazer dados informativos e verdadeiros para que cada um, democraticamente, tenha uma opinião”, explicou o treinador durante o anúncio da lista de convocados nesta segunda-feira (07.11).

No cargo desde 2016, o treinador da seleção brasileira tem apenas cinco derrotas em 76 jogos, além de 58 vitórias e 13 empates. Tite teve todo o ciclo do Mundial, que teve início após a Copa da Rússia em 2018, para fazer testes e escolher o melhor conjunto para a competição que em início no dia 20 de novembro com a partida entre o Catar, seleção anfitriã, e o Equador. 

“Aquele era um ciclo de recuperação. Agora é um processo inteiro de quatro anos. É injusto fazer comparação, é injusto com os atletas. A gente começou na sexta colocação e tinha de vencer. Agora foi outra situação. Tivemos mais tempo de trabalho, pudemos fazer mais testes e chamar mais jogador. Mas não dá para comparar gerações”, afirmou o treinador.

A estreia brasileira está marcada para o dia 24 de novembro contra a Sérvia. A seleção pentacampeã do mundo está no grupo G, que também conta com Camarões e Suíça. “Não estou dizendo que o time vai ganhar, mas o time chega mais forte, mais estruturado. E humanamente mais entrosado, os atletas sabem como a gente trabalha. A seleção chega mais firme, mais forte e consistente para o Mundial”, explicou Tite. 

Confira a lista

GOLEIROS

Alisson - Liverpool (ING)

Ederson - Manchester City (ING)

Weverton – Palmeiras (BRA)

LATERAIS

Alex Sandro - Juventus (ITA)

Alex Telles - Sevilla (ESP)

Dani Alves – Pumas (MEX)

Danilo - Juventus (ITA)

ZAGUEIROS

Bremer - Juventus (ITA)

Éder Militão - Real Madrid (ESP)

Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)

Thiago Silva - Chelsea (ING)

MEIAS

Bruno Guimarães - Newcastle (ING)

Casemiro - Manchester United (ING)

Everton Ribeiro - Flamengo (BRA)

Fabinho - Liverpool (ING)

Fred - Manchester United (ING)

Lucas Paquetá - West Ham United (ING)

ATACANTES

Antony - Manchester United (ING)

Gabriel Jesus – Arsenal (ING)

Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)

Neymar Jr. - Paris Saint Germain (FRA)

Pedro – Flamengo (BRA)

Raphinha - Barcelona (ESP)

Richarlison - Tottenham (ING)

Rodrygo - Real Madrid (ESP)

Vinicius Jr. - Real Madrid (ESP)

Fonte: CBF