Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sucesso da operação marca a primeira semana de treinamentos dos brasileiros em Portugal

Geral

27/07/2020 11h00

Portugal

Sucesso da operação marca a primeira semana de treinamentos dos brasileiros em Portugal

Nenhum caso de Covid-19 é registrado e atletas retornam gradativamente às atividades. Até dezembro, mais de 200 atletas vão treinar em quatro bases oferecidas pelo COB em Portugal

O Time Brasil completou neste domingo (26.07) sua primeira semana de treinamentos na Missão Europa, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB) batizou a iniciativa de levar atletas de diversas modalidades para treinos no Velho Continente.

Marcello Bravo/COB

Os resultados apresentados até o momento são excelentes. Além de nenhum integrante da delegação ter sido detectado com sintomas da Covid-19, os atletas têm sido muito bem tratados nas três bases já em funcionamento em Portugal – Rio Maior, Coimbra e Sangalhos –, deixando-os sossegados para se dedicarem apenas aos treinamentos.

"O balanço é muito positivo. Quando chegamos aqui, fizemos os exames (sorologia e PCR), ficamos dois dias em quarentena e não tivemos nenhum caso positivo. Isso deu tranquilidade para que todos iniciassem os treinamentos de forma gradual, com muito cuidado em relação a possíveis lesões musculares. As instalações estão totalmente adequadas, adaptadas à nova situação de saúde. E o atendimento é o melhor possível", afirma o vice-presidente do COB, Marco La Porta, que está em Rio Maior acompanhando os atletas.

A avaliação de La Porta confirma que a estratégia adotada pelo COB nas áreas esportiva e, principalmente, de saúde foram bem-sucedidas. Assim, o foco será na manutenção deste plano.

"Viemos com um protocolo muito bem definido nesta primeira semana e todos cumpriram tudo à risca. Foi uma semana de diversos aprendizados, mas também de resultados muito bons. Não houve nenhuma queixa clínica pensando na pandemia, nem monitoramentos mais próximos junto aos atletas. Não vamos mudar muito agora, porque o uso de máscaras continua sendo indicado pelo governo português e não temos como afrouxar, porque são cuidados e medidas de higiene que continuarão por um bom tempo", diz a coordenadora médica do COB, Ana Carolina Côrte.

A partir desta segunda-feira (27.07), a expectativa fica por conta do início dos treinamentos das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, em Cascais, onde fica a base da vela.

No dia 17 de julho, os atletas do primeiro grupo embarcaram para Portugal. A delegação reuniu 12 pessoas, sendo 72 atletas, de seis modalidades – boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação. Até dezembro, mais de 200 atletas vão treinar em quatro bases oferecidas pelo COB em Portugal: Rio Maior, Cascais, Coimbra e Sangalhos.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil