Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleções de ginástica artística convocadas para o Mundial da Alemanha

Ginastica artística

20/09/2019 16h04

Ginástica Artística

Seleções de ginástica artística convocadas para o Mundial da Alemanha

Competição será disputada de 4 a 13 de outubro, em Stuttgart. Prioridade da comissão técnica é a busca da vaga olímpica por equipe

Foram anunciadas oficialmente nesta sexta-feira (20.09) as convocações das seleções feminina e masculina do Brasil para o Mundial de Ginástica Artística em Stuttgart, na Alemanha, entre 4 e 13 de outubro. Será a competição mais importante deste ano para a modalidade, pois definirá a classificação por equipes para a Olimpíada de Tóquio, no ano que vem.

A lista saiu após um camping de treinamento das duas equipes realizado no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Para o coordenador geral da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Henrique Motta, essa fase de preparação foi extremamente produtiva.

Seleção que vai representar o Brasil no Mundial de Stuttgart, na Alemanha. Foto: Divulgação

"Este último camping serviu como a fase final de preparação, tanto do masculino quanto do feminino, para que eles pudessem fazer os ajustes necessários e para que as provas estejam cada vez mais consistentes. Além disso, para que as comissões técnicas pudessem analisar e definir o melhor time para representar o Brasil", afirmou. Ele também destacou que o foco na Alemanha será a busca da vaga olímpica pelas equipes.

"Os ginastas brasileiros chegarão preparados. Nosso grande foco aqui é a classificação das equipes e a preparação foi toda voltada para alcançarmos este objetivo. Foi uma ótima preparação e eles estão prontos"
Henrique Motta, coordenador geral da CBG

"Os ginastas brasileiros chegarão preparados para este campeonato. Nosso grande foco aqui é a classificação das equipes e a preparação foi toda voltada para alcançarmos este objetivo da classificação às Olimpíadas. Foi uma ótima preparação e eles estão prontos para buscar as vagas", afirmou Henrique Motta.

No Mundial de Stuttgart, estarão em jogo nove vagas por equipe para Tóquio (feminino e masculino), além de 12 vagas no masculino e 20 no feminino no Individual Geral, e um máximo de 18 vagas no masculino e 12 no feminino para as finais por aparelho.

Para o treinador principal da equipe masculina, Marcos Goto, o grupo que foi convocado está empenhado na busca do objetivo de voltar para o Brasil com a vaga olímpica assegurada. "Sabemos que o Mundial não será fácil, porém os atletas estão preparados para desempenhar com qualidade suas séries e rotinas. O time foi montando visando a melhor formação possível", disse Goto, lembrando que a ótima campanha no Pan-Americano de Lima, quando a equipe masculina obteve oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata).

"A boa campanha no Pan fortalece o trabalho que está sendo feito com a Ginastica Artística masculina e mostra que estamos caminhando para atingir o grande objetivo do ano. Porém, cada competição é diferente e esperamos que o time tenha o seu melhor desempenho na Alemanha neste momento tão importante", concluiu Marcos Goto.

Confiança

O treinador principal do time feminino Valeri Liukin, acredita nas chances reais de classificação olímpica da Seleção, mesmo com a ausência de sua principal ginasta, Rebeca Andrade, que se recupera de uma cirurgia no joelho. "Temos possibilidades reais de nos classificar para os Jogos Olímpicos, porém neste momento estamos sem nossa melhor atleta, que é a Rebeca Andrade, e com a Lorrane Oliveira fazendo apenas um aparelho. Isso será um desafio a mais, porém vamos trabalhar para que tudo dê certo e possamos conquistar a vaga", disse Liukin.

Ele confirmou que Rebeca irá viajar com o grupo para a Alemanha, mesmo sem condições de competir. "Não poder contar com ela é não ter a nota mais forte da equipe. Porém, é importante que ela esteja junto com o grupo nesta preparação final, ao lado do treinador e podendo contar com o auxílio da equipe médica. Ela tem que seguir treinando junto das outras atletas para não perder o ambiente competitivo", afirmou o treinador americano.

Os convocados

As comissões técnicas levarão seis atletas no feminino e no masculino para Stuttgart, deixando ainda um atleta por equipe como reserva no Brasil. Confira abaixo os convocados para o Mundial de Ginástica Artística.

Equipe feminina
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Carolyne Pedro (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ) – reserva 1
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva 2

Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2

Fontes: Confederação Brasileira de Ginástica e Comitê Olímpico do Brasil