Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção vence a China e se torna a primeira tricampeã mundial de goalball da história

Goalball

16/12/2022 15h12

Goalball

Seleção vence a China e se torna a primeira tricampeã mundial de goalball da história

Com dez vitórias em dez jogos, equipe teve campanha perfeita e venceu na final os chineses por 6 x 5 no torneio disputado em Portugal

A Seleção masculina de goalball derrotou a China, de virada, por 6 x 5, e conquistou o tricampeonato mundial da modalidade. A decisão do campeonato ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16.12, em Matosinhos, Portugal. Foi o terceiro título mundial consecutivo da equipe. Desta vez, numa campanha perfeita, com dez vitórias em dez jogos: 112 gols a favor e 50 contra, um saldo favorável de 62. 

Com a conquista, o Brasil atingiu um feito inédito: é a única seleção tricampeã do mundo no goalball, superando Lituânia e Alemanha, ambas bicampeãs. O país ainda ostenta o atual título paralímpico, conquistado nos Jogos de Tóquio, em 2021. Adicionalmente, com a chegada à final, o país já garantiu presença nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. 

16122022_goalball32B.jpg
Foto: Renan Cacioli/CBDV

"É um misto de sensações. A gente não ganha a medalha aqui, a gente constrói ao longo de todo o ano, e aqui a gente só vem buscá-la", vibrou o pivô Emerson, eleito o melhor jogador da partida e autor do pênalti decisivo que virou o placar a um minuto e trinta e seis segundos do fim de um duelo duríssimo, no qual o Brasil esteve durante quase todo o tempo atrás. Além dele, fizeram gols Leomon (quatro) e Parazinho (um).

"É um misto de sensações. A gente não ganha a medalha aqui, a gente constrói ao longo de todo o ano, e aqui a gente só vem buscá-la"
Emerson, pivô da equipe e melhor em quadra na final

"Primeiro é uma honra ter recebido um time multicampeão. O trabalho vinha sendo muito bem feito, e a gente está botando a nossa cara nesse time", disse o técnico Jônatas Castro, que assumiu o comando do time este ano com a responsabilidade de substituir Alessandro Tosim, treinador que conduzira o Brasil desde o início de sua subida rumo ao topo do goalball masculino nas principais conquistas. "A sensação de ser campeão é indescritível, é até difícil de falar agora, ainda na adrenalina do jogo. Sabíamos que tínhamos condições de vencer porque os meninos jogam demais", destacou o comandante.

Para chegar ao terceiro ouro em Mundiais, o Brasil encarou o mesmo adversário da final paralímpica em Tóquio, que vencera por 7 x 2 na ocasião. Desta vez, porém, o jogo se mostrou bem mais complicado e os chineses sempre estiveram à frente, levando a decisão para o intervalo com 4 x 3 a seu favor.

Com a formação titular de Emerson no centro e Leomon e Parazinho abertos nas alas – André Dantas entrou no lugar de Parazinho em determinado momento da partida –, o time acabou sofrendo com as bolas rápidas do oponente e cometeu algumas penalidades que permitiam à China controlar o ritmo e o placar. Parazinho igualou em 5 x 5 com 3min52s para o término e, a pouco mais de um minuto e meio, Emerson converteu a penalidade que decretou o tri.

Modo de disputa

O sistema de disputa no Mundial, tanto na chave feminina como na masculina, foi o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentaram entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançaram às quartas de final. Confira a tabela completa aqui. Os jogos podem ser revistos no canal Kuriakos TV.

CAMPANHA

Fase de grupos
Brasil 11 x 5 Argélia
Brasil 8 x 6 Japão
Brasil 9 x 6 Turquia
Brasil 13 x 3 Canadá
Brasil 13 x 5 Alemanha
Brasil 11 x 1 Bélgica
Brasil 17 x 10 Portugal

Quartas de final
Brasil 15 x 5 Irã

Semifinal
Brasil 9 x 4 Lituânia

Final
Brasil 6 x 5 China

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro