Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção masculina faz dois gols nos últimos 30 segundos e busca empate contra a Tunísia no Mundial de handebol

Handebol

17/01/2021 16h36

Handebol

Seleção masculina faz dois gols nos últimos 30 segundos e busca empate contra a Tunísia no Mundial de handebol

Equipe nacional soma duas igualdades na competição e define a vaga na sequência do torneio na terça-feira, contra a Polônia

Parecia um duelo já definido pela segunda rodada do Mundial Masculino de Handebol, no Egito. Depois de buscar uma diferença de cinco gols quando perdia por 21 x 16 no início da segunda etapa, a Seleção Brasileira chegou aos últimos 30 segundos da partida contra a Tunísia com desvantagem virtualmente insolúvel no placar: 32 x 30. Mesmo conseguindo descontar para 32 x 31 nos últimos 15 segundos, bastava à Tunísia manter a posse de bola e garantir a vitória no New Capital Sports Hall, no Cairo. O banco da equipe norte-africana até celebrava o triunfo, mas o defensor esquerdo tunisiano Mosbah Sanai resolveu arriscar um último arremesso. Falhou na execução, o Brasil ficou com o rebote, partiu para o contra-ataque e o ala esquerdo Guilherme Torriani anotou aos 59min54s o gol que igualou a partida: 32 x 32, o quinto do jogador no confronto.

Foto: Egypt 2021

Ainda houve um instante de suspense nos últimos seis segundos. A Tunísia partiu para o tudo ou nada e conseguiu um arremesso no segundo final. A bola bateu no travessão do goleiro Maik Santos e quicou na linha. A dúvida se a bola havia entrado ou não só foi resolvida na checagem de vídeo: 32 x 32 no placar final e muita comemoração no lado brasileiro.

Com o resultado, a equipe treinada pelo técnico Marcus Oliveira soma dois empates na competição. Na rodada de abertura, o Brasil já havia conquistado um resultado expressivo ao empatar com a Espanha, por 29 x 29. Na última rodada da fase de classificação do Grupo B da competição, o Brasil enfrentará a Polônia, na terça-feira, 19.01. Os poloneses abriram a competição com vitória sobre a Tunísia por 30 x 28 e ainda encarariam a equipe da Espanha na noite deste domingo.

Nesta segunda rodada, o diferencial do Brasil foi a bela atuação na etapa decisiva. Houve um momento em que a Tunísia passou oito minutos sem marcar um gol. O Brasil saiu de uma desvantagem de 16 x 21 para 21 x 21 nos primeiros minutos da etapa final e chegou a abrir 28 x 26. A partir daí, o duelo foi de grande equilíbrio até a definição inusitada.

Os principais goleadores do Brasil foram, além de Guilherme Torriani, o defensor esquerdo Haniel Langaro e o ala direito Rudolph Hackbarth, ambos com seis gols. No lado tunisiano, o central Mohamed Amine Darmoul foi o destaque absoluto. Praticamente imarcável, anotou nove gols nos dez arremessos que arriscou ao longo da partida e foi eleito o melhor jogador em quadra.

O Mundial de Handebol de 2021 reúne 32 equipes divididas em oito chaves, cada uma com quatro seleções, e sedes no Cairo, em Alexandria e em Gisé. As três melhores seleções de cada chave se qualificam para a fase de mata-mata. O torneio segue até 31 de janeiro. 

Rededoesporte.gov.br