Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção masculina está nas oitavas do Mundial de tênis de mesa por equipes

Tenis de mesa

04/10/2022 08h30

Tênis de Mesa

Seleção masculina está nas oitavas do Mundial de tênis de mesa por equipes

Time com Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti venceu a Eslováquia por 3 a 0 e aguarda adversário. Meninas são eliminadas após derrota para a França

A seleção masculina está classificada para as oitavas de final do Campeonato Mundial por Equipes de Tênis de Mesa. Na madrugada desta terça-feira (4.10), em Chengdu, na China, o time formado por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti venceu a Eslováquia por 3 a 0 e terminou em segundo no grupo, atrás de Portugal. O adversário da próxima fase ainda não está definido. A equipe feminina deixou escapar a inédita classificação para a segunda fase ao cair por 3 a 2 para a França.

Hugo Calderano encontrou muitas dificuldades no primeiro jogo, diante do estilo defensivo de Yang Wang. O “cateiro” deu trabalho desde o primeiro set, quando o brasileiro venceu, e levou as duas parciais seguintes, sempre com suas devoluções cheias de efeito. No quarto set, Calderano esteve bem perto da derrota, chegou a ter match point contra, mas manteve a frieza e confiança para virar. No tie-break, colocou 7 a 1 na frente. Wang ainda encostou, mas o brasileiro matou em 3 a 2 (11/9, 9/11, 7/11, 13/11 e 11/8).

Foto: WTT/Divulgação

Vitor Ishiy foi o segundo a entrar na mesa e fez um grande jogo diante de Jakub Zelinka. No primeiro set, abriu vantagem logo no início e conseguiu administrar bem. Já na segunda parcial, atropelou o eslovaco, que praticamente nem viu a bola. No terceiro, o adversário chegou a esboçar reação, mas Ishiy retomou as rédeas do confronto e matou em sets diretos (11/8, 11/2 e 11/8).

Na terceira partida, Eric Jouti conseguiu a vitória em uma primeira parcial muito equilibrada contra Adam Klajber. Dominou o segundo set e depois foi absoluto na terceira parcial, assegurando a vaga com um 3 a 0 (13/11, 11/8 e 11/3).

Meninas perdem

No feminino, o Brasil enfrentou a França, que tinha uma configuração de equipe bem parecida: uma atleta adulta com experiência internacional, mas ainda jovem, e duas recém-chegadas ao cenário internacional.

Bruna Takahashi encarou a mais experiente adversária logo de cara, Pauline Chasselin. Um duelo equilibrado do começo ao fim, mas que a brasileira número 21 do mundo teve inteligência e paciência para matar nos momentos decisivos, finalizando em sets diretos (13/11, 11/6 e 11/6).

O confronto seguinte era entre as duas principais esperanças das categorias de base de Brasil e França. Giulia Takahashi, 17 anos, contra Prithika Pavade, de 18 anos e já a número 110 do mundo. Um duelo onde a brasileira não encaixou o jogo em momento nenhum. Depois de dois sets difíceis, Giulia chegou a comandar o placar na terceira parcial, mas acabou sendo superada após cinco pontos consecutivos da francesa, que fechou em 3 a 0 (5/11, 7/11 e 7/11).

Aí foi a vez de Laura Watanabe encarar Charlotte Lutz, outra atleta da base francesa. E a brasileira, que jamais havia disputado um Mundial, mostrou categoria de veterana. Aproveitava cada falha da adversária para pontuar. Foi assim nos dois primeiros sets, em que triunfou. Caiu de produção no terceiro, mas voltou a se recuperar e venceu por 3 a 1 (12/10, 11/4, 5/11 e 12/10).

Porém, ainda existiam obstáculos. Prithika Pavade não estava disposta a facilitar as coisas para Bruna Takahashi. A brasileira encontrou dificuldades em se adaptar ao jogo da canhota, mas não venceu o segundo set por detalhe. No terceiro, aproveitou melhor as oportunidades, mas voltou a sofrer no quarto, com Pavade fechando em 3 a 1 (11/8, 14/12, 11/9 e 9/11).

A inédita classificação estava nas mãos de Giulia Takahashi. Porém, a jovem destaque da categoria sub-20 não resistiu ao jogo mais consistente da francesa, que acabou vencendo em sets diretos (9/11, 6/11 e 8/11).

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa