Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de wrestling define equipe para Missão Europa com promessas e referências

Lutas

26/10/2020 11h16

Wrestling

Seleção de wrestling define equipe para Missão Europa com promessas e referências

Ação marca retomada dos treinos da equipe nacional, interrompida pela pandemia da COVID-19 e visa a preparação para Tóquio 2020 e Paris 2024
26102020_aline_thamires.jpg

Aline Silva e Thamires Machado: rivais no Brasileiro e parceiras na Missão Europa. Foto: Caio Baptista/CBW

A Confederação Brasileira de Wrestling definiu a equipe que vai participar da Missão Europa, ação promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil, de 8 de novembro a 4 de dezembro, em Rio Maior, Portugal. No total, 16 atletas foram convocados para o período de treinamento que marca a retomada da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 depois da paralisação nas atividades causadas pela pandemia da Covid-19. Os atletas serão submetidos a testes de Covid-19 72 horas antes da viagem e assim que chegarem ao país europeu. Caso teste positivo antes do voo, o atleta ou integrante da delegação não viaja. Se o exame der positivo na chegada ao país europeu, o infectado ficará em período de isolamento de pelo menos 15 dias até que o resultado do exame seja negativo.

"Resolvemos mesclar o grupo de atletas já envolvidos na corrida olímpica com uma nova geração para os Jogos de Paris 2024. Será uma oportunidade única para os jovens interagirem com atletas estabelecidos internacionalmente”
Angel Torres Aldama, treinador-chefe

“Vamos ter um período de quatro semanas de treinamento importante depois deste período de longa inatividade. Resolvemos mesclar o grupo de atletas já envolvidos na corrida olímpica e que se preparam para a seletiva olímpica do ano que vem com uma nova geração para os Jogos de Paris 2024. Será uma oportunidade única para os jovens interagirem com atletas estabelecidos internacionalmente e um grande incentivo para a carreira deles e para outros atletas da modalidade”, afirmou Angel Torres Aldama, treinador-chefe, da equipe brasileira de wrestling.

A lista conta com três gerações do wrestling nacional. Nomes como Aline Silva, medalhista mundial, atleta olímpica nos Jogos do Rio e já classificada para Tóquio 2020 e Giullia Penalber, atual quinta colocada do ranking mundial até 57kg, são destaques do time feminino que conta também com Thamires Machado e Ana França, campeãs pan-americanas da categoria júnior (de 18 a 20 anos) em 2019. No estilo greco-romano, Angelo Moreira é referência para atletas como Calebe Correa e Guilherme Porto, melhor atleta dos Jogos Escolares 2019, entre todas as modalidades.

“Quando já estava na seleção, atletas como Giullia e Angelo, veteranos de competições e treinamentos atualmente, começavam a viajar para treinamentos e competições. Tenho consciência do papel que exerço na modalidade e da responsabilidade que carrego. Estou feliz em poder ter um período de treinos depois da pandemia e ansiosa para dividir as experiências com esses jovens que em breve vão se tornar companheiros de seleção”, afirmou Aline, fundadora do Projeto Mempodera, que dá aulas de wrestling e inglês para crianças em São Paulo e tem a lutadora como referência dentro e fora dos tapetes.

O wrestling brasileiro tem três atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Eduard Soghomonyan, Lais Nunes e Aline Silva. O número de atletas nos Jogos ainda pode aumentar já que uma seletiva mundial será disputada em 2021. Os finalistas de cada categoria olímpica garantem vaga em Tóquio.

DELEGAÇÃO COMPLETA

ATLETAS
Aline Silva
Ana Luiza França
André Pinto
Angelo Moreira
Assíria Daniela
Calebe Correa
Giullia Penalber
Gracyenne Helena Leite
Guilherme Porto
Kaio Silva
Leticia Pimenta
Meiriele Hora
Pedro Santos
Rosemary Brito
Thamires Machado
Thaissa Ribeiro

TREINADORES
Pedro Miguel Garcia
Felipe Macedo
Flavio Ramos

FISIOTERAPEUTA
Roberta Mattar

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling