Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de judô é convocada para o Mundial, última chance de vaga olímpica

Atletismo

11/05/2021 17h33

Seleção de judô é convocada para o Mundial, última chance de vaga olímpica

Equipe terá força máxima nos tatames de Budapeste, na Hungria, com atletas em todas as categorias de peso. Disputa maior é pela vaga entre os pesados, no masculino e no feminino

A Confederação Brasileira de Judô convocou, nesta terça-feira, 11.05, os judocas que representarão o Brasil no Mundial Sênior Individual e por Equipes, em Budapeste, na Hungria, no período de 6 a 13 de junho. Na disputa, que será a última etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção terá sua força máxima, com atletas em todas as categorias de peso. Destaque para o retorno de Mayra Aguiar (-78kg) às competições após passar por cirurgia no joelho esquerdo em setembro de 2020 e ficar afastada do Circuito Mundial.

Equipe brasileira que vai ao Mundial de Budapeste. Foto: Confederação Brasileira de Judô
“Os resultados mais recentes, como os quatro pódios no Grand Slam de Tbilisi e os cinco pódios no Grand Slam de Kazan, mostram nossa evolução e indicam que o planejamento está no caminho certo. Queremos melhorar o ranking das categorias que ainda estão fora da zona de classificação olímpica e definir as disputas internas pelas vagas do Brasil”
Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô

 “Apesar das incertezas e desafios gerados pelo contexto da pandemia, conseguimos oferecer aos atletas condições de treinamento em ambiente controlado em Pindamonhangaba, além de treinamentos de campo com europeus no Kosovo, na Geórgia e, agora, na Rússia, onde estamos treinando com as seleções do Azerbaijão, Japão, Cazaquistão e Grécia. Os resultados mais recentes, como os quatro pódios no Grand Slam de Tbilisi e os cinco pódios no Grand Slam de Kazan, mostram nossa evolução e indicam que o planejamento está no caminho certo. Queremos melhorar o ranking das categorias que ainda estão fora da zona de classificação olímpica e definir as disputas internas pelas vagas do Brasil”, explicou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

Para o Mundial, a CBJ usou como critério o ranking mundial. Cada país pode inscrever, no máximo, nove atletas mulheres e nove atletas homens. Dessa forma, foram chamados os melhores brasileiros nas 14 categorias. Para as dobras, foram selecionados os dois melhores do Brasil por pontos por gênero.

O Mundial é a etapa do Circuito IJF que mais dá pontos no ranking de classificação olímpica. São 2.000 mil pontos para o campeão, o dobro de um Grand Slam. Para estar em Tóquio, o atleta precisa figurar entre os 18 melhores de sua categoria ou conseguir uma cota continental pelo ranking do seu continente que classifica apenas um atleta por país.

Pela classificação atual, o judô brasileiro teria representantes em 12 das 14 categorias disputadas nos Jogos mais a equipe para a inédita competição mista. Apenas os pesos Leves, masculino e feminino, estão fora da zona de ranqueamento. Por isso, o Mundial será decisivo para Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg) e Ketelyn Nascimento (57kg), que são os brasileiros mais próximos do ponto de corte olímpico. Eduardo Yudy Santos (81kg), que tem, atualmente, a vaga pela cota continental, também pode buscar uma segurança maior a partir de um bom resultado em Budapeste.

Por outro lado, nos pesos 63kg, +78kg, 100kg e +100kg o Brasil tem dois atletas dentro da zona de classificação olímpica e todos eles estarão neste Mundial. Vice-campeã do Grand Slam de Kazan no último fim de semana, Ketleyn Quadros tem maior vantagem sobre Aléxia Castilhos na corrida por Tóquio entre as meio-médios (63kg). As disputas mais acirradas e que se resolverão em Budapeste estão com Beatriz Souza (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).

SELEÇÃO DE JUDÔ - MUNDIAL BUDAPESTE 2021

FEMININA
48kg - Gabriela Chibana (EC Pinheiros/FPJudo)
52kg - Larissa Pimenta (EC Pinheiros/FPJudo)
57kg - Ketelyn Nascimento (EC Pinheiros/FPJudo)
63kg - Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
63kg - Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)
70kg - Maria Portela (Sogipa/FGJ)
78kg - Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)
+78kg - Maria Suelen Altheman (EC Pinheiros/FPJudo)
+78kg - Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJudo)

MASCULINA
60kg - Eric Takabatake (EC Pinheiros/FPJudo)
66kg - Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
73kg - Eduardo Katsuhiro Barbosa (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
81kg - Eduardo Yudy Santos (EC Pinheiros/FPJudo)
90kg - Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
100kg - Rafael Buzacarini (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
100kg - Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
+100kg - Rafael Silva "Baby" (EC Pinheiros/FPJudo)
+100kg - David Moura (Instituto Reação/FJERJ)

PROGRAMAÇÃO
06/06 - 48kg, 60kg
07/06 - 52kg, 66kg
08/06 - 57kg, 73kg
09/06 - 63kg, 81kg
10/06 - 70kg, 90kg
11/06 - 78kg, 100kg
12/06 - +78kg, +100kg
13/06 - Equipes Mistas

12h (de Brasília) - Finais

Fonte: Confederação Brasileira de Judô