Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de ginástica de trampolim é definida para o Mundial do Japão

Ginastica trampolim

19/11/2019 16h56

Ginástica de trampolim

Seleção de ginástica de trampolim é definida para o Mundial do Japão

Equipes adulta e age group representarão o Brasil nos respectivos Mundiais a partir do próximo dia 28, no mesmo ginásio que será usado nos Jogos Olímpicos

A Ginástica Trampolim do Brasil anunciou nesta terça-feira (19.11) a relação de convocados para o Campeonato Mundial de Tóquio, nas modalidades adulto e age group. A competição da elite será entre 28 de novembro e 1º de dezembro, enquanto os garotos competem entre 5 e 8 do mês que vem. Detalhe importante é que os dois Mundiais serão no Ariake Gymnastics Centre, local que receberá todos os eventos da ginástica durante a Olimpíada de Tóquio 2020.

O Mundial adulto ainda terá como atração a mais o fato de ser uma das seletivas para definir as vagas olímpicas para o ano que vem. Os oito mais bem classificados (considerando um por país), nos eventos do trampolim individual masculino e feminino, estarão garantidos nos Jogos Olímpicos.

372757_921374_team_brazil___trampoline_wc2018__russia__nov8_2.jpg
Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Foram chamados para a equipe adulta um total de oito ginastas (quatro no feminino e quatro no masculino), que irão competir nos eventos individuais e sincronizados. A delegação do age group será composta por 22 atletas.

Para Tatiana Figueiredo, uma das treinadoras da Seleção Brasileira adulta, a equipe chega bem preparada para o Mundial de Tóquio. "Os atletas estão fazendo avaliações periódicas das séries que irão realizar no Campeonato. O objetivo principal é realizar as séries obrigatória e livre com solidez e boa execução. O objetivo é que eles melhorem a pontuação que foi traçada individualmente", afirmou a treinadora.

Segundo ela, até por causa dos resultados obtidos em várias edições de Copas do Mundo de que participaram nesta temporada, as ginastas Camilla Lopes Gomes e Alice Hellen Gomes são as que chegam com mais chances de obter um lugar na final.

"Camilla e Alice são as atletas que têm obtido os melhores resultados recentemente no trampolim individual. Tiveram um excelente resultado no Mundial do ano passado. Elas também têm chance de serem finalistas no trampolim sincronizado, se competirem bem", explicou. No Mundial de 2018, realizado em São Petersburgo (RUS), Camilla ficou em 14º lugar, melhor resultado individual do Brasil na história. No trampolim sincronizado feminino, outro resultado inédito, com o sexto lugar de Camila e Alice.

Se não conseguirem a vaga olímpica no Mundial, os ginastas brasileiros ainda terão oportunidade de carimbar o passaporte pelo ranking das etapas das Copas do Mundo e pelo Campeonato Pan-Americano. Atualmente, Camilla Gomes é a melhor brasileira no ranking, em 16º lugar. No masculino, o melhor brasileiro é Rayan de Castro Dutra, em 18º.

Segundo Diego Satiro da Cruz, chefe da delegação do Brasil em Tóquio, o Mundial age group será uma ótima oportunidade para testar a nova geração da ginástica trampolim do Brasil, que obteve ótimos resultados em 2019. "A expectativa para os dois Mundiais são boas. Trabalhamos forte para este evento e estamos muito focados, com um grupo muito coeso. Este ano, tivemos bons resultados em eventos importantes como o Sul-Americano e esperamos repetir esses bons resultados tanto no Mundial adulto como no Age Group", disse Diego.

Delegação do Brasil no Mundial de Ginástica Trampolim adulto:

Individual feminino

Alice Hellen Gomes
Camilla Lopes Gomes
Daienne Cardoso Lima
Ingrid Souto Maior

Individual masculino

Carlos Ramirez Pala
Lucas Júnior Tobias
Rafael Oliveira Andrade
Rayan de Castro Dutra

Sincronizado masculino

Rafael Oliveira Andrade
Rayan de Castro Dutra

Sincronizado feminino 1

Alice Hellen Gomes
Camilla Lopes Gomes

Sincronizado feminino 2

Daienne Cardoso Lima
Ingrid Souto Maior

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)