Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de Futebol de cinco se reúne no CT Paralímpico para afinar pontaria antes do embarque

Atletismo

17/07/2021 20h26

Jogos Paralímpicos Tóquio 2021

Seleção de Futebol de cinco se reúne no CT Paralímpico para afinar pontaria antes do embarque

Equipe brasileira sustenta a maior hegemonia entre as modalidades do programa paralímpico. Desde 2004, quando passou a integrar os Jogos, só o Brasil foi campeão

A Seleção de futebol de 5, modalidade exclusiva para atletas com deficiência visual, está reunida no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o dia 25 de julho para a reta final de preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Antes do embarque ao Japão, a equipe nacional vai se reunir somente mais uma vez, entre os dias 3 e 8 de agosto, para a fase de concentração.

Equipe brasileira celebra o tetra no Rio: invicta em Jogos Paralímpicos. Foto: Danilo Borges/ rededoesporte.gov.br

No primeiro dia após a chegada ao CT, o grupo formado por 12 atletas, sendo nove de linha e três goleiros, fizeram alguns testes físicos e trabalhos coletivos com bola. A programação de treinos contará com dois períodos, além de trabalhos de recuperação, com atividades na fisioterapia ou funcional.

"Trabalho com bola sempre é importante porque passamos boa parte do ano passado parados em função da pandemia. Nessa reta final, vamos fazer também alguns ajustes em bola parada, ritmo de jogo, parte física, sempre com os cuidados relacionados à lesão", alertou Fábio Vasconcelos, ex-goleiro da modalidade e atual técnico da Seleção Brasileira de futebol de 5. No futebol de cinco, os únicos atletas que podem enxergar são os goleiros.

100% de hegemonia e de Bolsa Atleta

A Seleção Brasileira é a equipe a ser batida nos Jogos Paralímpicos. Desde a estreia da modalidade no programa dos Jogos, em Atenas 2004, só os brasileiros conquistaram a medalha de ouro. Nos Jogos Rio 2016, o Brasil venceu na final o Irã por 1 x 0, com gol de Ricardinho, um dos grandes destaques da equipe nacional.

Na história dos Jogos, o Brasil disputou 22 jogos, sendo 17 vitórias, nenhuma derrota e cinco empates, sendo que um desses resultou em uma disputa de pênaltis – contra a Argentina, em Londres 2012, quando o time nacional foi o vencedor nas cobranças pelas semifinais daquela edição.

Das 20 modalidades em que o Brasil terá representantes em Tóquio nos Jogos Paralímpicos, em 15 todos os convocados (100%) são contemplados pelo Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. No total da delegação, 222 dos 232 inscritos (95%) pelo Brasil estão atualmente no programa, o que significa que conseguiram resultados esportivos expressivos em suas modalidades para ser contemplado pelo programa que preza pelo mérito esportivo e é executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. 

Além dos 10 convocados para os Jogos de Tóquio, foram integrados para o período de treinos o goleiro Índio e o jovem ala Alefe Vinicius Alves Nogueira, da seleção de base.

O Brasil está no Grupo A da modalidade em Tóquio, junto com o anfitrião, Japão, além de França e China. O Grupo B terá Argentina, medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016, Marrocos, Espanha e Tailândia.

"Não será um grupo será fácil. Tem a China, que vem desde 2008 fazendo grandes jogos contra a gente, tem a França, que fez a final em Londres 2012, e tem o Japão, que é o país-sede e adversário da . Vamos pensar jogo a jogo", completou o treinador.

CONVOCADOS PARA TÓQUIO

GOLEIROS
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc/RS
Participações: 1 (Rio 2016)
Medalhas: 1 ouro

MATHEUS COSTA BUMUSSA: Apadevi/PB
Participações: 0

FIXOS
CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro/PR
Participações: 2 (Rio 2016 e Londres 2012)
Medalhas: 2 ouros

DAMIÃO ROBSON DE SOUZA RAMOS: Apace/PB
Participações: 3 (Rio 2016, Pequim 2008 e Atenas 2004)
Medalhas: 3 ouros

ALAS
GLEDSON DA PAIXÃO BARROS: Maestro/PR
Participações: 1 (Londres 2012)
Medalhas: 1 ouro

JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace/PB
Participações: 0

RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc/RS
Participações: 3 (Rio 2016, Londres 2012 e Pequim 2008)
Medalhas: 3 ouros

TIAGO DA SILVA: Agafuc/RS
Participações: 1 (Rio 2016)
Medalhas: 1 ouro

PIVÔS
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro/PR
Participações: 3 (Rio 2016, Londres 2012 e Pequim 2008)
Medalhas: 3 ouros

RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc/RS
Participações: 2 (Rio 2016 e Londres 2012)
Medalhas: 2 ouros

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)