Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção de futebol bate a Argentina e confirma a vaga nos Jogos Olímpicos

Futebol

10/02/2020 08h27

Tóquio 2020

Seleção de futebol bate a Argentina e confirma a vaga nos Jogos Olímpicos

Equipe nacional venceu por 3 x 0, terminou a seletiva sul-americana em segundo lugar e terá o direito de defender o ouro conquistado em 2016

A Seleção Brasileira está garantida na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Neste domingo (9.02), a equipe comandada por André Jardine venceu o clássico contra a Argentina por 3 a 0, pela última rodada do Torneio Pré-Olímpico, na Colômbia, e confirmou vaga na competição que será disputada em julho e agosto deste ano. Paulinho e Matheus Cunha (duas vezes) marcaram os gols do triunfo.

Equipe Sub-23 terminou em segundo lugar o Pré-Olímpico e carimbou a vaga para Tóquio. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com o resultado, o Brasil terminou a campanha do Torneio Pré-Olímpico invicto. Na fase de grupos, quatro vitórias: diante de Peru, Uruguai, Bolívia e Paraguai. No quadrangular final, empates com Colômbia e Uruguai, e a vitória desta noite diante dos argentinos. Com cinco pontos, a Seleção ficou no segundo lugar. A Argentina já havia conquistado a primeira vaga, com vitórias sobre Colômbia e Uruguai no quadrangular, antes da derrota para o Brasil.

Além dos sul-americanos, outras 12 seleções já estão garantidas: Japão (anfitrião), França, Alemanha, Espanha, Romênia (representando a Europa), Nova Zelândia (da Oceania), Egito, Costa do Marfim e África do Sul (representando a África), Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália (representando a Ásia). Faltam duas vagas para completar os 16 países participantes, que serão conhecidos após o Pré-Olímpico da Concacaf, no fim de março.

Em Tóquio, o Brasil defenderá o título conquistado nos Jogos Rio 2016, com uma vitória nos pênaltis sobre a Alemanha no Maracanã, após um empate por 1 x 1 no tempo normal. Antes de conquistar o ouro que faltava ao currículo nacional nos gramados, o Brasil já havia somado outras cinco medalhas olímpicas no futebol masculino. Foram três pratas, nas edições de Los Angeles (1984), Seul (1988) e Londres (2012) e duas de bronze, nos Jogos de Atlanta (1996) e de Pequim (2008).

O jogo

Logo após o apito inicial da partida, a Argentina ensaiou um controle das ações, com Mac Allister cobrando falta com perigo aos dois minutos. Mas, na sequência, a Seleção Brasileira mostrou que estava bem preparada para buscar a vaga em Tóquio. A equipe de André Jardine se lançou ao ataque e o primeiro gol saiu aos 12 minutos. Pedrinho deu ótimo passe para Paulinho, que dominou bem e finalizou no canto direito do goleiro Cambeses para fazer 1 x 0.

Aos 22, após boa troca de passes no ataque, Caio Henrique cruzou rasteiro para Matheus Cunha, que chutou de primeira no travessão dos hermanos. Mas, seis minutos depois, o camisa 9 não deixou a chance passar. Após Nehuén Pérez errar o recuo de cabeça do meio do campo, Matheus Cunha encobriu o goleiro e tocou para o gol. Pérez conseguiu salvar num primeiro instante, em cima da linha, mas a bola sobrou limpa para o brasileiro fazer 2 x 0. Antes do intervalo, o artilheiro quase marcou mais um ao chutar cruzado e ver a bola sair rente à trave esquerda argentina.

Atrás no placar, a Argentina voltou para o segundo tempo e esboçou uma reação. Aos dois minutos, Mac Allister recebeu cruzamento e tocou para Álvarez, que viu Caio Henrique aparecer bem para fazer o corte. Mas não demorou para o Brasil voltar a ter o domínio do jogo. Aos nove, Guga cobrou lateral e encontrou Matheus Cunha. O camisa 9 tabelou com Reinier e chutou cruzado para o gol: 3 x 0. Seguindo no campo de ataque, a equipe ainda criou boas chances até o fim do jogo. Três delas com Paulinho, parado em duas defesas de Cambeses e no travessão, já aos 45 minutos.

Campanha do Brasil no Pré-Olímpico 2020

Fase de grupos
Brasil 1 x 0 Peru
Brasil 3 x 1 Uruguai
Brasil 5 x 3 Bolívia
Brasil 2 x 1 Paraguai

Quadrangular final
Brasil 1 x 1 Colômbia
Brasil 1 x 1 Uruguai
Brasil 3 x 0 Argentina

Fonte: rededoesporte.gov.br, com informações da CBF